Um vídeo publicado nas redes sociais no último fim de semana gerou intensa repercussão e indignação entre os internautas, especialmente entre os paraenses. O jornalista Brendo Teixeira, mais conhecido como Brendo Cazuza, ao deixar Belém, publicou uma sequência de vídeos nos stories de seu perfil no Instagram com críticas ofensivas à cidade e aos moradores locais.
Além de reclamar da estrutura do Aeroporto Internacional de Belém, localizado no bairro Val-de-Cans, o jornalista disse falas consideradas preconceituosas e xenofóbicas. “Bom dia, bom dia, bom dia. Já estamos aqui nesse aeroporto horrendo. Gente, o aeroporto de Belém é ridículo. Parece os paraenses: feio e pobre. E a gente tá voltando pra Manaus, acho que a gente não aguenta mais essa cidade. É feia, cidade fedorenta, cheirando a paraense.”
As declarações foram rapidamente compartilhadas por perfis e páginas paraenses e nacionais, gerando uma onda de críticas. Até o momento, o jornalista não se pronunciou.
Nota de Esclarecimento
Após as repercussões negativas, o Grupo Diário de Comunicação (GDC), de Manaus, divulgou uma nota de esclarecimento nesta terça-feira (1º) para repudiar as declarações xenofóbicas feitas pelo ex-reporter Brendo Cazuza.
Veja a nota:
O Grupo Diário de Comunicação (GDC) vem a público esclarecer que Brendo Cazuza não faz mais parte do quadro de colaboradores da TV Diário AM, desde 2024.
Diante das declarações xenofóbicas proferidas pelo ex-repórter em vídeo que circula nas redes sociais, repudiamos veementemente qualquer tipo de manifestação preconceituosa especialmente contra nossos irmãos nortistas do Pará, povo pelo qual temos profundo respeito e admiração.
As imagens associando o vídeo à TV Diário são antigas e não refletem a atual composição da emissora, tampouco os princípios que norteiam nosso trabalho.
A TV Diário é comprometida com a ética, a diversidade e o combate a toda forma de discriminação. Não compactuamos com discursos de ódio e seguiremos firmes na defesa do respeito e da responsabilidade na comunicação.
Leia também:
Deixe um comentário