Re-Pa é eleito um dos cinco maiores clássicos do país, aponta pesquisa

Os critérios utilizados para a divulgação foram: rivalidade, história dos confrontos e torcidas.

Jogadores de Remo e Paysandu durante um clássico Re-Pa
Jorge Luís Totti/Paysandu. O Clássico Re-Pa é o mais disputado do mundo.

Um dos jornalistas mais famosos do país, Marcos Antomil, do jornal O Estado de São Paulo, fez uma publicação na última segunda-feira (18), onde divulgou uma lista sobre as cinco maiores rivalidades do Brasil.

Os critérios utilizados para a divulgação foram: rivalidade, história dos confrontos e torcidas. A lista destaca dois clássicos da região sudeste, um do nordeste, um do norte e um do sul do Brasil.

Confira a lista!

  • 1º – Grêmio X Internacional (GRE-NAL)
  • 2º – Corinthians X Palmeiras (DÉRBI)
  • 3º – Bahia X Vitória (BA-VI)
  • 4º – Remo X Paysandu (RE-PA)
  • 5º – Palmeiras X São Paulo (CHOQUE-REI)

O Re-Pa está entre elas, mesmo com Remo e Paysandu se enfrentando apenas uma vez no ano de 2024. No clássico de número 771, que aconteceu no último dia 4 de fevereiro, as duas torcidas fizeram um show nas arquibancadas, mesmo com o jogo terminando em 0 x 0. Com essa grande festa, olhos do Brasil ficaram ligados no Mangueirão. Vale lembrar que o clássico é o mais jogado no mundo.

Foto: Reprodução

Patrimônio imaterial do Pará

No ano de 2026, foi homologada a lei estadual 8.358, no Diário Oficial do Estado do Pará, que coloca o clássico Re-Pa como patrimônio cultural imaterial do Estado do Pará. Portanto, o clássico do futebol pertence de forma oficial da cultural paraense, assim como o carimbó e Círio de Nazaré.

Leia Também: