O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) destacou, em entrevista à Rádio Diário FM de Macapá nesta quarta-feira (12), a importância da realização da COP30 em Belém, em novembro de 2025. O evento reunirá representantes de todo o mundo na capital paraense para debater as mudanças climáticas e o financiamento para a preservação das florestas.
Lula ressaltou que a conferência permitirá que a Amazônia “fale para o mundo”, trazendo mais visibilidade à região e às populações que dependem do ecossistema florestal. “Todo mundo dá palpite na Amazônia, mas pouca gente conhece. Embaixo de cada copa de árvore tem um trabalhador, um seringueiro, um pescador, um pequeno proprietário de terra, um trabalhador rural. E essa gente precisa ser respeitada”, afirmou o presidente.
O chefe do Executivo também cobrou o cumprimento de promessas feitas por países ricos para financiar a preservação das florestas. Segundo ele, desde a COP de 2009, quando prometeram US$ 100 bilhões para manter as florestas em pé, os compromissos não foram cumpridos. “Agora, a necessidade já é de US$ 1,3 trilhão. Fica cada vez mais difícil”, destacou.
Lula reforçou que o evento será uma oportunidade para que a comunidade internacional conheça de perto a realidade amazônica. “Não ache que lá só tem mato. Queremos que parem de falar da Amazônia e venham conhecer”, concluiu.
Leia também:
Deixe um comentário