PT Ananindeua cobra respeito à decisão sobre sua estratégia eleitoral

Ameaçados de uma intervenção por parte do senador e atual presidente do PT-PA, Beto Faro, 2/3 dos petistas de Ananindeua que optam por se manterem na aliança com o prefeito Dr. Daniel Santos cobram respeito à decisão que sairá do encontro municipal do partido, previsto para o próximo dia 07 de abril.

PT Ananindeua tem intervenção de Beto Faro em processo democrático para definição de estratégia eleitoral.
PT Ananindeua tem intervenção de Beto Faro em processo democrático para definição de estratégia eleitoral. Foto: Reprodução/ASCOM PT/Ananindeua

Por Luís Freitas*

No próximo dia 7 de abril, faltando 6 meses para as Eleições 2024, o PT Ananindeua realizará seu Encontro Municipal de Delegad@s. Ele definirá sua “Tática e Estratégia Eleitoral” a ser implementada na cidade. Um grupo de 150 filiad@s, de variados perfis e recortes, respeitando critérios paritários e proporcionais, se reunirá no Espaço Sagrada Família, a partir de 8h, para debater os rumos do Partido nas eleições municipais desse ano.

O Encontro Municipal de Delegad@s é uma das formas (existem outras) que o PT criou, ao longo dos 44 anos de existência, para tomar decisões sobre como o Partido deve se comportar em uma eleição democrática, que permite diversas possibilidades de variáveis, visando atingir objetivos táticos e estratégicos, pré-estabelecidos ou sinalizados, pelas Instâncias superiores, através de Resoluções e outras normativas internas sobre o tema.

É importante ressaltar que esse coletivo de 150 lideranças aptas ao Encontro Municipal foi eleito, a partir de uma votação ampla e democrática, aberta ao conjunto d@s filiad@s do Partido na cidade, que estavam devidamente habilitados junto ao Sistema de Filiação Nacional do PT.

No caso de Ananindeua, cerca de 540 filiad@s foram às urnas, dia 24/03, e votaram em 3 Chapas inscritas, o que assegurou uma plena legalidade ao processo em curso. Todas as 3 Chapas terão representação de Delegad@s ao Encontro Municipal – Chapa 1 (68), 2 (32) e 3 (50). Isso fortalece a democracia petista e garante legitimidade a esse Fórum de discussão e deliberação do Partido.

Duas questões estão no centro do Encontro Municipal de Delegad@s, de 7 de abril, dentro do tema “Tática e Estratégia Eleitoral”: 1) A Política de Aliança a ser adotada; e 2) A definição do possível nome do Candidato petista à disputa Majoritária. Um terceiro ponto da pauta é sobre a Chapa Proporcional de Vereadores, que ficará em aberto, por ter mais tempo para ser aprofundado e definido.

Quanto aos pontos centrais do Encontro Municipal de Delegad@s, até o momento, existem duas visões antagônicas dentro do PT Ananindeua. As argumentações utilizadas, a partir de cada ótica, tem sua lógica, porém, ao mesmo tempo, carecem de fundamentos mais sólidos na “política real”, quanto à conjuntura eleitoral da cidade, suas correlações de forças e as condições objetivas de campanha, frente às questões majoritária e proporcional.

Nesse sentido, a Chapa 1 e 2 defenderam no processo de tirada de Delegad@s (24\03) a tese da política de aliança para além da “Federação Brasil da Esperança” – formada por PT, PC do B e PV, na questão Majoritária, tendo como referência todos os partidos que dão sustentação ao Governo Lula, em âmbito federal.

Assim, a possibilidade de apoio à reeleição do Prefeito Daniel (MDB) é uma realidade factual, pois o PT dirige uma Secretaria Municipal – a SEMUPA. E, em relação à questão Proporcional, as chapas 1 e 2 defendem que o foco do PT, neste momento, é centralizar esforços na eleição de vereador e vereadora e retomar mandatos na Câmara Municipal, em um processo de acúmulo de forças do Partido.

Já os componentes da Chapa 3 defendem aliança apenas com os partidos da “Frente Brasil da Esperança”, além da Rede e PSOL, cabendo ao PT apresentar a candidatura majoritária. A recente filiação do ex-pedetista Miro Sanova ao Partido, “decidida de cima para baixo”, serviria para cumprir tal objetivo.

No entanto, caso a maioria dos Delegad@s ao Encontro Municipal decida pelo lançamento de Candidatura Majoritária própria, como centro da Estratégia Eleitoral do PT Ananindeua, eles deverão também debater e deliberar, imediatamente, sobre os dois nomes postos no Partido para este fim – Luís Freitas e Miro Sanova são os únicos inscritos dentro do prazo pré-estabelecido.

Dessa forma, independente do resultado final sobre a Tática e Estratégia Eleitoral, a ser adotada pelo PT Ananindeua em 2024, o Encontro Municipal de Delegad@s cumprirá, como esfera deliberativa, seu papel legítimo, Estatutário e democrático do PT, que é uma das principais referências partidárias na esquerda mundial.

*Luís Freitas, é Professor, Jornalista e Dirigente do PT Pará.

Ananindeua, 30 de Março de 2024.

Leia também: