Protesto de operários bloqueia Avenida Júlio César e causa congestionamento em Belém - Estado do Pará Online

Protesto de operários bloqueia Avenida Júlio César e causa congestionamento em Belém

Trabalhadores da obra do Canal São Joaquim reivindicam pagamento de insalubridade; intervenção faz parte das ações da Prefeitura para a COP30.

Um protesto realizado por operários da obra do Canal São Joaquim fechou a Avenida Júlio César, em Belém, no início da tarde desta quinta-feira (30), provocando engarrafamento na principal via de acesso ao Aeroporto Internacional de Belém.

Os trabalhadores interditaram a pista em manifestação por melhores condições de trabalho. Entre as principais reivindicações está o pagamento do adicional de insalubridade, uma vez que os operários atuam diretamente nas obras do canal, considerado um ambiente de risco.

O operário Marcos Paulo mostrou uma parte do braço, apontando um ferimento, e falou que, apesar de os salários estarem sendo pagos corretamente, alguns benefícios estão em falta.

“São vários benefícios que deixaram de pagar, estão em atraso. Eles prometeram para a gente o adicional de insalubridade e, no caso, o bônus de produção. Então, é uma coisa que é chata, porque nós, trabalhadores, estamos dependendo também da saúde, do pagamento da insalubridade e da produção. Os salários estão ok, mas alguns direitos não estão sendo respeitados”, disse o trabalhador.

A intervenção no Canal São Joaquim é uma das ações executadas pela Prefeitura de Belém para a COP30, que ocorrerá na capital paraense em novembro de 2025. Com o bloqueio, motoristas enfrentaram longos atrasos para acessar o aeroporto e bairros do entorno.

A reportagem do Estado do Pará On-line (EPOL) tenta contato com a Prefeitura de Belém para pedir um posicionamento sobre o caso.

Leia também: