“Evidências na produção de futuros para todas as pessoas.” A frase estampada no telão azul marcou o anúncio do resultado que colocou a Universidade Federal do Pará em evidência nacional. O Programa de Empregabilidade e Formação LGBTI+, do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ/UFPA), conquistou o 1º lugar no 1º Prêmio de Incentivo à Pesquisa em Direitos Humanos.

A premiação ocorreu durante a 13ª Conferência Nacional dos Direitos Humanos, realizada entre os dias 10 e 12 de dezembro, em Brasília. O reconhecimento foi concedido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio do CNPq, e teve como foco pesquisas com impacto direto nas políticas públicas de direitos humanos.
O projeto da UFPA foi vencedor na categoria “Políticas de Direitos Humanos Informadas por Evidências”, voltada a iniciativas que utilizam dados, indicadores e pesquisas como base para a construção de ações concretas. O trabalho se destacou por articular produção acadêmica e aplicação prática no campo da inclusão social.
No centro da proposta está a inserção de pessoas LGBTI+ em oportunidades acadêmicas e no mercado de trabalho, especialmente no estado do Pará. Para isso, o programa desenvolve levantamentos e mapeamentos inéditos, que orientam estratégias de acesso ao emprego e à formação profissional.
“Para nós, foi um projeto de extrema relevância, porque foi um projeto pioneiro que contribuiu para a formação de pessoas, para soluções institucionais e para a produção de dados. Foi a primeira pesquisa estadual sobre a situação de emprego e renda da população trans no Pará”, afirma Luanna Tomaz, coordenadora do programa.
A iniciativa é realizada com apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Entre as ações desenvolvidas estão cursos de empreendedorismo voltados à comunidade LGBTQI+, concessão de bolsas de pós-graduação para pessoas trans e a implementação de políticas afirmativas tanto na universidade quanto em empresas privadas.
Além do reconhecimento nacional, o projeto reforça o papel da UFPA na produção de conhecimento aplicado, aproximando a pesquisa científica das demandas sociais e institucionais ligadas aos direitos humanos. As atividades e atualizações do programa são divulgadas em seu perfil oficial nas redes sociais.











Deixe um comentário