Projeto da UFPA oferece fisioterapia gratuita para mulheres com câncer de mama - Estado do Pará Online

Projeto da UFPA oferece fisioterapia gratuita para mulheres com câncer de mama

Atendimentos são voltados para todas as fases do tratamento, com foco em reduzir efeitos colaterais e melhorar a qualidade de vida das pacientes

UFPA / Divulgação

Mulheres diagnosticadas com câncer de mama podem acessar gratuitamente atendimentos fisioterapêuticos ofertados pela Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Pará (UFPA). O projeto é voltado para pacientes em qualquer etapa do tratamento, desde o diagnóstico até o pós-remissão da doença.

A proposta é atender as diversas necessidades que surgem ao longo da jornada oncológica, como dores, fadiga, linfedemas, alterações psicológicas e dificuldades de movimento. Para isso, a equipe multidisciplinar oferece recursos como reabilitação física, fotobiomodulação, auriculoterapia, meditação e orientação para prática segura de exercícios.

Segundo a fisioterapeuta e integrante do projeto Raissa Pimentel, quanto mais cedo a paciente iniciar o acompanhamento com fisioterapia, maiores são as chances de evitar sequelas e preservar funções essenciais do corpo.

Quanto antes a paciente tiver contato com o fisioterapeuta, maiores serão as chances de evitar ou minimizar sequelas e até mesmo de promover qualidade de vida. O atendimento fisioterapêutico é adjuvante ao tratamento clínico. É primordial para manter as funções do corpo, os movimentos, a qualidade de vida e potencializar o tratamento principal, até mesmo a quimioterapia”, explicou.

O serviço funciona desde 2017 e está estruturado para atender em três frentes: pré-habilitação (antes do início do tratamento clínico), atendimento durante as sessões de quimioterapia e radioterapia, e o acompanhamento no pós-operatório. Após o término do tratamento, as pacientes ainda podem receber laudos que permitem a continuidade dos exercícios com acompanhamento profissional.

Entre os benefícios relatados pelas participantes estão a redução dos efeitos adversos da quimioterapia (como enjoo, ansiedade e insônia), a prevenção de complicações como neuropatias e linfedema, a melhora da mobilidade após cirurgias e ganhos na saúde emocional.

Para participar, não é necessário encaminhamento médico. O agendamento pode ser feito por telefone ou presencialmente. O único critério é que a paciente esteja apta a realizar fisioterapia.

Atendimento fisioterapêutico gratuito para pacientes com câncer de mama

  • Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFPA – Campus Guamá, próximo ao Hospital Bettina
  • Contato: (91) 3201-8757

Leia Mais: