Projeto ‘Cores, Sons e Sensações’ faz superprojeção de imagens na Basílica e anuncia o tema do Círio 2025 neste domingo (27)

Antes da projeção, o Padre Cavalcante fará uma apresentação musical na varanda da Basílica. Durante a projeção, será anunciado o tema do Círio 2025.

Um espetáculo visual vai colorir a fachada da Basílica Santuário de Nazaré após a missa de encerramento do Círio 2024, neste domingo (27). É a tradicional exibição do projeto “Cores, Sons e Sensações”, que utiliza projetores avançados para criar uma experiência diferenciada de arte e religiosidade durante a conclusão da programação oficial do Círio de Nazaré. A apresentação é aberta ao público e começa a partir das 21h.

Em 2024, o “Cores, Sons e Sensações” conta com patrocínio da Equatorial Energia, por meio da Lei Semear, da Fundação Cultural do Pará e do Governo do Estado. A realização é da Amplicriativa e do VJ Lobo. O projeto tem apoio da Diretoria de Nazaré, da Arquidiocese de Belém e da Basílica Santuário de Nazaré. A transmissão oficial pela televisão será feita pela TV Nazaré.

Antes da projeção, o Padre Cavalcante fará uma apresentação musical na varanda da Basílica. Durante a projeção, será anunciado o tema do Círio 2025.

“O videomapping do Círio já é uma tradição, pois conecta as pessoas com suas histórias e seus sentimentos. As pessoas aguardam ansiosas para ver o que será projetado, pois sabem que ali encontrarão narrativas de carinho, amor e fraternidade. É um projeto que pertence à cidade e ao seu povo”, explica VJ Lobo.

De acordo com Michelle Miranda, analista de Responsabilidade Social da Equatorial Pará, já é uma tradição encerrar o Círio com o videomapping do projeto “Cores, Sons e Sensações”.

“Depois de uma quadra nazarena com tantas entregas, como o projeto ‘Círio Iluminado’, a reforma do parque de iluminação da Praça Santuário e as melhorias de rede realizadas na cidade, a Equatorial finaliza, mais uma vez, a festividade com uma ação linda que impacta visualmente milhares de pessoas. O ‘Cores, Sons e Sensações’ celebra aspectos da nossa arte e cultura e transforma tudo isso em um show visual. A Equatorial acredita na potência do Círio e na energia dos paraenses e, como maior patrocinadora de cultura do estado, mais uma vez apoia iniciativas que valorizam o que o nosso Pará tem de melhor”, afirma Michelle.

O QUE É VIDEOMAPPING?
É uma técnica de projeção que consiste em programar conteúdos audiovisuais para serem projetados em objetos e superfícies, como fachadas de prédios e monumentos. A técnica permite que o artista promova a interação entre o conteúdo audiovisual e, por exemplo, a arquitetura local. Para isso, a perspectiva e a luz sobre o objeto devem ser devidamente estudadas antes da projeção.

Leia também: