Projeto ‘Amazônia em Rede’ promove sessões de cinema gratuitas na periferia de Belém

A caravana de exibições começa na próxima segunda-feira (8), às 18h, na Associação dos Moradores da Vila da Barca, no Telégrafo, e segue até a sexta-feira (11).

Foto divulgação

O projeto ‘Amazônia em Rede’ vai levar sessões gratuitas de cinema para bairros da periferia de Belém, exibindo curta-metragens de artistas amazônidas. As exibições acontecerão nos bairros Terra Firme, Condor, Telégrafo, Cabanagem e no distrito de Outeiro, com produções que abordam o cotidiano periférico, as realidades amazônidas e a valorização e pertencimento LGBTI+.

A caravana de exibições começa na próxima segunda-feira (8), às 18h, na Associação dos Moradores da Vila da Barca, no Telégrafo, e segue até a sexta-feira (11). Os curta-metragens foram selecionados pelo edital da Mostra Audiovisual LGBTQIA+ de Valorização e Pertencimento, promovido pelo projeto, que premiou 10 obras amazônidas.

Além das exibições, o projeto promoverá rodas de conversa sobre a produção audiovisual na Amazônia e a importância de sua valorização. Gabriel Jhonatta, idealizador do projeto e estudante de artes visuais, destaca a importância de concentrar o projeto nas periferias para valorizar o que é produzido nessas áreas. “O Amazônia em Rede surge para ser o lugar que não obriga a pessoa a sair da sua cidade para os grandes centros culturais para ter acesso a oportunidades e contato com as produções. Mas que seja um projeto na Amazônia que vá de encontro a essas pessoas, que moram nas periferias, nas comunidades, nos interiores, e tudo de forma gratuita”, conta.

Confira a programação da caravana de exibições:

  • Segunda-feira, 8: Associação dos Moradores da Vila da Barca, Telégrafo
  • Terça-feira, 9: Usina da Paz Jurunas/Condor
  • Quarta-feira, 10: Usina da Paz da Terra Firme
  • Quinta-feira, 11: Escola Municipal Helder Fialho Dias, distrito de Outeiro
  • Sexta-feira, 12: Usina da Paz da Cabanagem

Os curta-metragens premiados que serão exibidos incluem: ‘Visagens e Visões’, ‘Igarapé das Almas’, ‘Trans-Formadas’, ‘Vráaa – o filme’, ‘Bolonha – Uma tragédia de amor’, ‘REBUÇADO’, ‘Dissnorteado’, ‘Vivências Amazônicas – Nossas Verdadeiras Histórias’, ‘Rua da Felicidade’, e ‘Compra-se ventiladores com gambiarras e suas histórias’. Além dessas, outras obras submetidas ao edital também serão exibidas.

A Mostra Audiovisual é uma das fases do projeto ‘Amazônia em Rede’, que visa valorizar as produções artísticas periféricas, amazônidas e LGBTI+. Realizado por artistas independentes, o projeto inclui circuitos de formação e exibição de curta-metragens sobre vivências LGBTI+ na Amazônia.

O projeto é realizado pela Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural de Belém (Fumbel) e do Ministério da Cultura, sendo uma das propostas selecionadas pelo Edital de Audiovisual Fomento Inciso I da Lei Paulo Gustavo. Conta ainda com o apoio da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp).

Serviço

  • Amazônia em Rede
  • Mostra Audiovisual LGBTI+: de 8 a 12 de julho de 2024
  • Mais informações pelo Instagram: @amazoniaemrede
  • Projeto selecionado pelo Edital de Audiovisual Fomento Inciso I da Lei Paulo Gustavo
  • Assessoria de Imprensa: Nayan Aviz – (91) 98509-8329

Leia também: