O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, confirmou que participará da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada em novembro de 2025, em Belém (PA). A informação foi divulgada nesta segunda-feira (20) por um porta-voz de Downing Street, sede oficial do governo britânico.
A confirmação ocorre após semanas de especulações sobre a possível ausência de Starmer no evento, o que havia gerado críticas de ambientalistas e opositores políticos. Eles acusavam o premiê de minimizar a agenda climática, especialmente após o governo britânico rever compromissos de transição ecológica assumidos anteriormente.
“O primeiro-ministro participará da cúpula COP30 em Belém, no Brasil, porque o objetivo de emissão zero é a grande oportunidade econômica do século 21, com potencial para revitalizar nossos centros industriais e criar empregos para o futuro”, declarou o porta-voz.
Além de Starmer, o Reino Unido também será representado pelo príncipe William, que comparecerá em nome do rei Charles III, tradicional presença nas cúpulas climáticas internacionais.
A participação britânica em Belém é vista como estratégica, diante da expectativa de que a COP30 seja um dos encontros mais importantes da década para a implementação global de metas de descarbonização e o financiamento climático de países em desenvolvimento.
Leia também:
Deixe um comentário