Primeiro dia do Joapa reúne mais de mil atletas em Belém - Estado do Pará Online

Primeiro dia do Joapa reúne mais de mil atletas em Belém

As competições da XIV edição dos Jogos Abertos do Pará (Joapa), contam com seis modalidades em disputa: basquetebol, handebol, futsal, voleibol, tênis de mesa e futebol de areia.

O primeiro dia de competições da XIV edição dos Jogos Abertos do Pará (Joapa) movimentou Belém nesta sexta-feira (5), reunindo mais de mil atletas de 43 municípios. Entre as seis modalidades em disputa — basquetebol, handebol, futsal, voleibol, tênis de mesa e futebol de areia — veio também a primeira campeã desta edição: Bianca Karine Silva de Almeida, atleta de Santarém, que garantiu o ouro no tênis de mesa.

Bianca venceu uma sequência de partidas decisivas e assegurou o topo do pódio. O segundo lugar ficou com Jeyce Ainee de Amorim Albuquerque, de Paragominas. O bronze foi dividido entre Agnes Jovita de Castro Tavares e Paulinne Cavalcanti.

O secretário de Estado de Esporte e Lazer, Cássio Andrade, destacou o simbolismo da conquista e o papel do evento no incentivo à prática esportiva em todo o Pará.
“Os Jogos Abertos do Pará são uma grande celebração do esporte e do talento dos nossos atletas. Ver tantos municípios representados, e tantos jovens motivados, é a prova de que estamos no caminho certo ao investir em políticas esportivas que garantem inclusão, saúde e oportunidades. Parabenizo a jovem Bianca pela conquista”, afirmou.

Troféu Eficiência será decidido no domingo

A programação segue até domingo (7), quando será conhecido o município vencedor do Troféu Eficiência — a maior honraria do Joapa, entregue à delegação que acumular mais pontos ao final das competições.

Criado para fortalecer o esporte em todo o estado, o Joapa já se consolidou como a maior competição amadora do Pará, envolvendo todos os 144 municípios. Além de movimentar o calendário esportivo, o evento promove integração regional, revela talentos e valoriza atletas do interior, reforçando o compromisso do Governo do Estado com o acesso democrático ao esporte e ao lazer.

Leia também: