A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal inicia nesta segunda-feira o julgamento virtual que definirá se Jair Bolsonaro continuará preso preventivamente. O ex-presidente foi detido no sábado, por ordem do ministro Alexandre de Moraes, após adulterar a tornozeleira eletrônica que utilizava enquanto cumpria medidas cautelares.
Além da interferência no equipamento, o ministro também considerou a convocação de uma vigília liderada por Flávio Bolsonaro em frente à casa do pai. A mobilização foi tratada como risco de tumulto e fator que poderia comprometer a fiscalização policial. Moraes avaliou, ainda, a possibilidade de fuga diante do conjunto de episódios registrados nos últimos dias.
A defesa afirmou que Bolsonaro sofreu um episódio de “confusão mental” associado ao uso de medicamentos e que a tentativa de mexer na tornozeleira teria ocorrido durante um surto. Na audiência de custódia, o ex-presidente negou intenção de fuga e disse não ter vivido situação semelhante anteriormente.
O julgamento da Primeira Turma vai até as 20h, e a decisão determinará se a custódia será mantida enquanto avança o processo que envolve a condenação por tentativa de golpe.
Leia também:












Deixe um comentário