PRI PRA PRE: Priante detona Edmilson e dá sinais de entrar na disputa pela prefeitura

No vídeo publicado, Priante detonou Edmilson e deu sinais claros de que deseja mais uma vez entrar na disputa pela Prefeitura de Belém.

O deputado federal José Priante (MDB) surpreendeu a todos na manhã desta quinta-feira (29) ao publicar um vídeo em suas redes sociais mostrando a dura realidade de Belém.

O primo do governador Helder Barbalho (MDB) mantinha o silêncio sobre a capital desde as eleições de 2020, quando foi o terceiro colocado com 17% dos votos válidos e ficou de fora da disputa do segundo turno, que foi disputado por Edmilson Rodrigues (Psol) que obteve 34% e Everaldo Eguchi (em 2020 pelo Patriota e hoje PRD) com 23%.

No vídeo publicado, Priante detonou Edmilson e deu sinais claros de que deseja mais uma vez entrar na disputa pela Prefeitura de Belém. Veja:

A VIDA POLÍTICA
Hoje com 60 anos, Priante iniciou a vida política em 1980, e como estudante de direito, ele foi um dos líderes universitários do movimento Diretas Já e desde 1994 é filiado ao MDB (antigo PMDB), onde liderou a ala jovem. Nas eleições municipais de 1988, ele foi eleito vereador de Belém e em 1990 foi eleito deputado estadual, e na Assembleia Legislativa presidiu a Comissão de Orçamento. Em 1994 foi eleito pela primeira vez deputado federal, feito que se repetiu em 1998, 2002, 2010, 2014, 2018 e 2022.

Em 2006 ele foi candidato ao Governo do Estado e ficou em terceiro lugar, atrás do ex-governador Almir Gabriel (PSDB) e da vencedora da eleições naquele ano, Ana Júlia Carepa (PT).

Em 2008, Priante foi candidato pela primeira vez ao cargo máximo do Poder Executivo Municipal, tendo Zeca Pirão como vice e chegou a disputar o segundo turno contra Duciomar Costa (PTB), que foi reeleito com mais de 60% dos votos válidos.

Em 2012 veio a segunda tentativa e o terceiro lugar, após ficar atrás de Edmilson Rodrigues (Psol) e Zenaldo Coutinho (PSDB), que disputaram o segundo turno.

Em 2020 a terceira tentativa e com um cenário favorável por ser candidato do partido do governador, veio a frustração em ficar de fora do segundo turno, contrariando todas as pesquisas tradicionais.

Em 2022, Priante foi eleito deputado federal pela sétima vez com expressivos 167.275 votos, porém apenas 19.254 desses votos foram na capital paraense, ou seja, 11,51%. Isso pesou muito na indicação do nome de Jader Filho para o Ministério das Cidades, algo que segundo fontes do Portal Estado do Pará Online, deixou Priante muito irritado, pois sonhava em ser ministro de Lula (PT) para trabalhar em prol de Belém visando as eleições de 2024.

Agora, aparentemente Priante inicia a tentativa pela quarta vez e terá que superar grandes adversários dentro do próprio partido, como o deputado estadual Zeca Pirão que lidera as intenções de voto segundo a primeira pesquisa do Instituto Doxa em 2024; assim como a secretária de cultura do Estado, Ursula Vidal ou o secretário de cidadania Igor Normando que até o momento está sem partido, mas também é primo de Helder. E não esquecemos da atual vice-governadora Hana Ghassan que pode ser o grande trunfo de Helder e frustrar mais uma vez os planos de Priante.

Leia também: