Prefeitura de Belém lança aplicativo saúde Belém Digital e alcança 600 Mil usuários

Para acessar o aplicativo, a população deve estar cadastrada nas Unidades Básicas de Saúde ou junto aos Agentes Comunitários de Saúde.

Foto divulgação

A Prefeitura de Belém apresentou hoje (03), no auditório do Palácio Antônio Lemos, o aplicativo Saúde Belém Digital, uma iniciativa inovadora que visa democratizar o acesso à saúde conforme as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). Com a nova ferramenta, a população poderá agendar consultas médicas diretamente pelo celular.

O aplicativo representa uma revolução no atendimento médico oferecido pelo serviço público, tornando Belém a primeira cidade brasileira a adotar uma ferramenta desse tipo. Desenvolvido em parceria entre a Fadesp e a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Companhia de Tecnologia e Informação de Belém (Cinbesa), o Saúde Belém Digital estará disponível nas lojas de aplicativos e via QR code em pontos estratégicos da cidade. Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) também distribuirão cartões com orientações detalhadas para uso do aplicativo.

Saúde Digital ao Alcance de Todos

Segundo Felipe Toledo Rocha, médico consultor da Fadesp, o aplicativo representa um salto tecnológico sem precedentes na facilidade de atendimento médico à população. “Este é o maior projeto de saúde digital em execução no país. Médicos pediatras e clínicos gerais estarão disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana. Além disso, outros profissionais como psicólogos, nutricionistas e educadores físicos atenderão em horário comercial, de 7h às 19h, durante a semana”, explicou.

Integração e Segurança de Dados

O aplicativo também oferece acesso à plataforma “Saúde na Palma da Mão”, permitindo aos usuários consultar prontuários, análises clínicas e dispensação de medicamentos. Antônio Paracampo, diretor-presidente da Cinbesa, destacou que a interoperabilidade dos dados garante a segurança e rapidez no atendimento. “Toda a equipe médica poderá acessar um prontuário único, garantindo segurança e celeridade no atendimento”, afirmou.

Expectativas e Impactos

A previsão é que o Saúde Belém Digital resolva aproximadamente 60% das demandas de saúde, otimizando a rede pública e garantindo cuidados adequados e oportunos. “Já temos cerca de 600 mil pessoas cadastradas no nosso sistema de registro do e-SUS e estamos realizando busca ativa para incluir mais pessoas”, disse Pedro Anaisse, secretário Municipal de Saúde.

Para acessar o aplicativo, a população deve estar cadastrada nas Unidades Básicas de Saúde ou junto aos Agentes Comunitários de Saúde. O prefeito Edmilson Rodrigues garantiu que o acesso ao aplicativo será gratuito, inclusive para quem não possui créditos no celular. “Belém Saúde Digital é uma inovação que garante o acesso democrático à saúde para todos os cidadãos, independentemente de sua condição econômica”, assegurou o prefeito.

Leia também: