Prefeitura de Belém inicia processo de plaqueamento dos ônibus elétricos

Os ônibus elétricos, que serão os primeiros do tipo a operar na cidade, iniciarão suas atividades com uma linha expressa que conectará os terminais do BRT do Mangueirão e São Brás.

Foto divulgação

A Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), deu início nesta terça-feira (10), ao plaqueamento de cinco novos ônibus elétricos que começarão a circular na capital paraense. Esta etapa é parte do processo de regularização junto ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para garantir a plena operação dos veículos adquiridos pela gestão municipal.

Os ônibus elétricos, que serão os primeiros do tipo a operar na cidade, iniciarão suas atividades com uma linha expressa que conectará os terminais do BRT do Mangueirão e São Brás. A fase de vistoria e os testes de viagem já estão em andamento desde o último sábado, 7 de setembro. A Semob está atualmente focada na emissão do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRV), após o que realizará testes com passageiros para garantir o funcionamento adequado.

Foto divulgação

Ana Valéria Borges, superintendente executiva de Mobilidade Urbana de Belém, destacou que os esforços estão concentrados para iniciar a operação dos veículos o mais breve possível. “Estamos trabalhando para concluir todas as etapas e lançar a linha experimental ainda nesta semana. Após a regularização, realizaremos testes com passageiros”, afirmou Borges.

Os testes realizados nos últimos dias visam avaliar as condições de operação dos ônibus, o tempo de viagem e o consumo de bateria. Os veículos são 100% elétricos, conhecidos por sua tecnologia avançada, conforto e zero emissão de poluentes. Com construção em monobloco, ao contrário dos ônibus tradicionais, eles são mais leves, seguros e causam menor impacto no pavimento. As cabines dos motoristas estão equipadas com tecnologia moderna, incluindo controladores, monitores e retrovisores digitais.

Os novos ônibus oferecem várias comodidades aos passageiros, como carregadores de celular, vidros com tratamento UV para controle da temperatura interna e um piso baixo para facilitar o acesso de pessoas com mobilidade reduzida. Além disso, os veículos possuem ar-condicionado e wi-fi, recursos que têm sido bem recebidos pela população.

Leia também: