Prefeitura de Belém inicia instalação de mil lixeiras para reforçar limpeza urbana

Iniciativa inclui campanha de educação ambiental e multa para descarte irregular após seis meses.

Agência Belém / Felipe de Souza

Com o objetivo de promover a limpeza urbana e incentivar a preservação ambiental, a Prefeitura de Belém começou, nesta quarta-feira (15), a instalação de mil lixeiras em pontos estratégicos da cidade. Durante a entrega simbólica na Praça da República, o prefeito Igor Normando (MDB) destacou o compromisso com uma capital mais limpa e organizada. “Prometemos e agora estamos cumprindo. Jogar lixo no lugar certo é um gesto simples, mas que faz toda a diferença”, afirmou.

Até o momento, 150 lixeiras já foram instaladas no Portal da Amazônia e no bairro Jurunas, e outras 50 foram colocadas na Praça da República. Nos próximos dez dias, as equipes da prefeitura devem instalar as 800 unidades restantes, priorizando praças e locais com grande circulação de pessoas. A ação é acompanhada por uma campanha de educação ambiental que, após seis meses, será seguida pela aplicação de multas para descarte irregular de lixo.

Além do impacto ambiental, o projeto busca conscientizar a população sobre a importância da responsabilidade compartilhada na manutenção da cidade. “É o início de uma Belém mais sustentável. Estamos comprometidos em proporcionar um ambiente mais limpo e agradável para todos”, declarou Thayta Martins, futura secretária de Zeladoria e Conservação Urbana.

Leia também: