A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, visitou alguns dos principais prédios e pontos turísticos da cidade na última sexta-feira (31). O objetivo da visita foi verificar as condições estruturais e avaliar a necessidade de reformas.
Cinema Olympia
O primeiro ponto visitado foi o Cinema Olympia, localizado na Avenida Presidente Vargas. O cinema, o mais antigo em funcionamento no Brasil, teve sua programação suspensa desde a pandemia da Covid-19 em 2020. Após o fim da pandemia, o cinema entrou em obras de restauração.
A secretária Cilene Sabino acompanhou a visita à obra, verificou o projeto de restauração e reafirmou a importância de resgatar o prestígio do cinema. “Em breve, ele será entregue de volta à população, humanizado e com acessibilidade. Estamos fazendo o possível para que o Olympia retorne às suas origens”, destacou.
Teatro Popular Nazareno Tourinho
Em seguida, foi visitado o Teatro Popular Nazareno Tourinho, que passou por uma recente reforma durante a gestão de Edmilson Rodrigues (PSOL). No entanto, o local ainda enfrenta problemas estruturais, como infiltrações.
Boulevard da Gastronomia
Outro ponto visitado foi o Boulevard da Gastronomia, localizado no bairro de São Brás. No local, a secretária reuniu-se com empresários do setor de restaurantes para discutir novas demandas e possibilidades gastronômicas, culturais, folclóricas, turísticas e religiosas em parceria com a iniciativa privada.
O espaço já abriga bares e restaurantes, mas ainda necessita de apoio estrutural, pois algumas melhorias não foram concluídas pela última gestão.
Ver-o-Rio e Palacete Pinho
O Ver-o-Rio e o Palacete Pinho também foram vistoriados. Embora não estejam sob os cuidados diretos da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, são pontos culturais e turísticos importantes que merecem atenção da gestão.
A secretária Cilene Sabino esteve acompanhada por representantes dos departamentos de ações culturais, turismo e patrimônio histórico da Secretaria Municipal de Turismo (Semctur)
Outras visitas
A Prefeitura de Belém afirmou que outros espaços culturais da cidade ainda precisam ser vistoriados, o que será feito nos próximos dias.
Leia Também:
Deixe um comentário