O prefeito de Belém, Igor Normando (MDB), nomeou Nayara Barbalho da Cruz, prima do governador Helder Barbalho (MDB), como titular da Secretaria de Inclusão e Acessibilidade. A Prefeitura de Belém justificou a escolha com base em critérios técnicos.
Conhecida como Nay Barbalho, a nova secretária tem 44 anos, é advogada e mãe atípica. Ela foi Coordenadora de Políticas para o Autismo do Pará entre 2020 e 2024, durante a gestão de Helder Barbalho, e integra a Comissão de Autismo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), tanto no âmbito nacional quanto no Pará.
Em 2022, Nay concorreu a deputada estadual, mas não foi eleita. No entanto, no ano anterior, foi eleita vereadora em Belém com 6,1 mil votos. Formada pelo curso de renovação política RenovaBR, a secretária tem experiência na área de inclusão social e direitos das pessoas com deficiência.
Nayara é filha de Mara Lúcia Barbalho da Cruz, conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PA) e irmã do senador Jader Barbalho, pai do governador Helder Barbalho.
Embora tanto Igor Normando quanto Nay Barbalho tenham laços familiares com Helder, o parentesco do prefeito é por meio de Elcione Barbalho, deputada federal e ex-esposa de Jader. Dessa forma, não há vínculo sanguíneo entre Igor e Nay.
A gestão de Igor Normando ressaltou que a escolha foi motivada pelo histórico profissional e pelo trabalho de Nay Barbalho em pautas relacionadas à inclusão e acessibilidade.
Com informações de Jornal O Globo
Leia também:
Deixe um comentário