O prefeito de Ananindeua, Daniel Santos (PSB), anunciou nesta quarta-feira (8) a exoneração de todos os servidores temporários, incluindo cargos de Direção e Assessoramento Superior (DAS) e os próprios secretários municipais. A decisão foi oficializada na edição do Diário Oficial do Município e afeta mais de 1.100 servidores, em uma tentativa de conter os gastos públicos em meio a uma dívida estimada em R$ 600 milhões.
A medida ocorre em um momento crítico para o município, que enfrenta um colapso sanitário, evidenciado pelo acúmulo de lixo em diversos bairros. Apesar da demissão dos secretários, muitos deles devem ser renomeados nos próximos dias.
Veja a lista completa dos exonerados publicada no Diário Oficial do município de Ananindeua:
A exoneração em massa causou grande repercussão e indignação, com manifestações tanto de servidores quanto de figuras públicas. A influencer Bruna Lorrane, por exemplo, usou as redes sociais para criticar a decisão, questionando de forma irônica se, após as demissões, não seria o momento de o prefeito “pagar o que deve”.
Bruna participou ativamente da campanha de reeleição do prefeito de Ananindeua, Dr Daniel Santos. Assim como ela, cada vez mais aparecem queixas de prestadores de serviços e empresários que serviram à gestão municipal ou às campanhas eleitorais de Daniel e sua esposa, a deputada federal Alessandra Haber (MDB).
Para muita gente, inclusive quem sempre os defendeu, como o ex-prefeito Manoel Pioneiro e o deputado estadual Érick Monteiro (PSDB), o casal ganhou a fama de ser mal pagador e de descumprir promessas e acordos com a mesma facilidade e frequência com que aparece sorrindo nas redes sociais.
A medida faz parte de um esforço para enxugar a máquina pública e enfrentar os desafios econômicos que comprometem a administração do município. No entanto, as reações contrárias refletem o impacto social e político da decisão, que deve continuar a reverberar nos próximos dias.
A redação entrou em contato com a Prefeitura de Ananindeua e aguarda um posicionamento.
Leia também:
Deixe um comentário