Prefeita de Marituba, Patrícia Alencar revela ter sido vítima de violência do ex-marido: 'Cortou meu cabelo com a faca' - Estado do Pará Online

Prefeita de Marituba, Patrícia Alencar revela ter sido vítima de violência do ex-marido: ‘Cortou meu cabelo com a faca’

Patrícia Alencar relatou agressões sofridas durante anos por seu ex-marido em vídeo publicado no aniversário de 19 anos da Lei Maria da Penha.

A prefeita de Marituba, Patrícia Alencar (MDB), usou as redes sociais nesta quinta-feira (7) para revelar que foi vítima de violência doméstica durante anos, em um relacionamento abusivo com seu ex-marido. A declaração foi feita em um vídeo no qual a gestora lê uma carta com detalhes das agressões, publicando o relato justamente na data em que a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340) completou 19 anos de sanção, em 7 de agosto de 2025.

Precisei dormir em hotel para que meus filhos não me vissem daquele jeito”, desabafou Patrícia, ao lembrar um dos episódios mais marcantes de violência. Segundo ela, os abusos começaram ainda na época da faculdade e se intensificaram após o casamento. A prefeita contou que o ex-companheiro demonstrava ciúmes excessivos, controlava suas amizades e acessava seus celulares.

A primeira agressão, segundo Patrícia, ocorreu quando ela informou ao então namorado que faria um trabalho acadêmico com um colega de turma. “Ele me confrontou. Inocente, respondi que era um amigo meu, o Franklin. Foi o bastante, levei o primeiro soco no rosto. Depois disso, ele cortou meu cabelo com uma faca”, relatou.

Apesar das agressões, ela revelou que chegou a perdoar o agressor e se casar com ele, acreditando que os abusos cessariam. No entanto, a violência continuou, chegando a ocorrer em público e deixando marcas físicas e emocionais. “Recebi tapas na orelha que sangrou na frente de todos. Foi tanta vergonha que precisei me esconder em um hotel.”

O caso teria acontecido há cerca de 16 anos, mas a prefeita afirmou que decidiu falar agora para encorajar outras mulheres a denunciarem situações semelhantes. “Meu relato é também o de muitas. Se você está passando por isso, não se cale. Procure ajuda. Denuncie.”

Patrícia Alencar encerrou a mensagem reforçando a importância da Lei Maria da Penha, criada para proteger mulheres vítimas de violência doméstica, e homenageou todas as que resistem e sobrevivem.

Leia também: