Prefeita de Eldorado dos Carajás pode sofrer impeachment

A gestora e alguns dos seus mais chegados secretários são acusados de desvio, corrupção passiva e improbidade administrativa

Reprodução Redes Sociais

A prefeita de Eldorado do Carajás, Iara Braga (PSD), está sendo investigada pela Câmara do município e pode até ter o mandato cassado e perder os direitos políticos por oito anos. A gestora e alguns dos seus mais chegados secretários são acusados de desvio, corrupção passiva e improbidade administrativa. A denúncia foi protocolada pelo vereador dr. Jackson Freitas também do PSD no último dia 20 de outubro e analisada por comissões legislativas.

Na última segunda-feira, a Câmara de Eldorado instaurou uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a prefeita e os secretários Fábio Leal de Administração, Severiano Sampaio de Educação, Francisca Santos Assistência Social, Aldernir Aires de Saúde, e Deuzivan Neres de Urbanismo.

A denúncia

A notícia-crime protocolada pelo vereador é que os secretários em questão estariam desviando recursos destinados a obras públicas no município. Segundo a denúncia, o esquema funcionava da seguinte forma: havia um contrato firmado com empresas fornecedoras de materiais para construção após sítio eletrônico.

O valor solicitado era pago pelos cofres públicos, mas o material não chegava no destino da obra, ou seja: não havia reforma ou construção de nada. O vereador afirmou na denúncia que fiscalizou as irregularidades e constatou que não há a quantidade de obras no município que sustentem tanta compra de material de construção.

Um dos exemplos citados na denúncia é a Secretaria de Educação (Semed), comprou quase R$ 700 mil em materiais para construção para supostas obras de reforma nas escolas. No entanto dr. Jackson destacou que a própria já havia contratado empresa privada para realizar reformas. Até hoje não se sabem o destino da verba.

Leia também: