Com o prazo das convenções se aproximando em dez dias, a corrida eleitoral para as prefeituras do Pará em 2024 está intensa. Neste pleito, nove deputados estaduais e federais lançaram suas pré-candidaturas. Belém e Marabá se destacam como os principais centros, com o maior número de parlamentares na disputa.
Na capital paraense, dois deputados estaduais e um federal estão entre os postulantes. Em Marabá, três deputados estaduais aspiram à prefeitura. O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) lidera em número de pré-candidatos, com três representantes (dois estaduais e um federal), seguido pelo Partido Liberal (PL), com dois candidatos (um estadual e um federal). Os demais partidos representados são o Partido dos Trabalhadores (PT), o Progressistas (PP) e o Republicanos.
Abaixo, a lista dos pré-candidatos:
Deputados Estaduais:
- Chamonzinho (MDB) – Marabá
- Dirceu Ten Caten (PT) – Marabá
- Toni Cunha (PL) – Marabá
- Luth Rebelo (Progressistas) – Breves
Deputados Federais:
- Antônio Doido (MDB) – Ananindeua
- Hélio Leite (União) – Castanhal
- Éder Mauro (PL) – Belém
De acordo com a legislação eleitoral brasileira, os deputados não são obrigados a renunciar aos seus mandatos para concorrer à prefeitura, mas caso sejam eleitos, devem renunciar definitivamente antes de assumir a prefeitura em 1º de janeiro de 2025. Se não forem eleitos, podem continuar exercendo suas funções legislativas normalmente.
Essa transição é fundamental para assegurar a continuidade da representação dos eleitores, sendo que suas vagas no legislativo serão preenchidas pelos suplentes de suas coligações ou partidos, conforme estabelecido em lei.
Leia também:
Deixe um comentário