Policial civil é assassinado enquanto andava de moto em Marituba

O crime ocorreu na rua Padre Ângelo, com acesso pela rua da Azpa, em uma área onde há atuação de grupos criminosos.

Reprodução. José Ricardo Macedo dos Santos foi alvejado por vários disparos de arma de fogo

Um investigador da Polícia Civil do Pará foi morto a tiros no início da tarde deste sábado (8) enquanto trafegava de motocicleta pelo bairro Nova União, em Marituba. A vítima, identificada como José Ricardo Macedo dos Santos, era lotada na Unidade Integrada Pro Paz (UIPP) do Distrito Industrial e seguia para sua residência quando foi alvo do ataque.

O enterro do agente, no domingo (9), foi marcado por grande comoção e cobranças ao governador quanto à segurança das forças policiais no estado.

Segundo informações repassadas ao Centro Integrado de Operações (CIOP), dois indivíduos em uma motocicleta se aproximaram e efetuaram quatro disparos contra o policial. Após o ataque, os suspeitos fugiram do local.

O crime ocorreu na rua Padre Ângelo, com acesso pela rua da Azpa, em uma área onde há atuação de grupos criminosos. A Guarda Municipal de Ananindeua foi a primeira equipe a atender a ocorrência, isolando a área e acionando reforço da Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Científica para a realização da perícia.

Equipes das forças de segurança foram mobilizadas para a região. A operação contou com agentes da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), Divisão de Polícia Metropolitana (DPM) e batalhões da Polícia Militar, incluindo Marituba, Rotam, Bope e Graesp. As ações foram coordenadas pelo delegado-geral Walter Rezende e pelo Comando de Missões Especiais, sob responsabilidade do coronel Mariúba.

Os agentes realizaram incursões em diferentes pontos da cidade, incluindo os bairros Nova União, Dom Aristides e Residencial Viver Melhor Marituba, para localizar suspeitos e investigar a atuação de grupos criminosos.

O delegado diretor da Seccional Urbana de Marituba, Adelino Serra, informou que a arma do policial foi levada, levantando a hipótese de latrocínio, mas destacou que as investigações ainda vão esclarecer as circunstâncias do crime.

Em nota, a Polícia Civil do Pará confirmou a morte do investigador e informou que as diligências seguem em andamento, com testemunhas já ouvidas na delegacia de Marituba.

Leia também: