Polícia promove ações contra violência de gênero em Mosqueiro - Estado do Pará Online

Polícia promove ações contra violência de gênero em Mosqueiro

Campanha de enfrentamento à importunação sexual e divulgação da DEAM Virtual ocorreram durante a Operação Verão 2025

A Polícia Civil, por meio da Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAV), realizou ações preventivas à violência de gênero na Ilha de Mosqueiro, durante a Operação Verão 2025. A iniciativa, que segue até este domingo (6), tem como foco a conscientização sobre a violência contra a mulher, especialmente os casos de importunação sexual, que tendem a aumentar no período de férias e de grande fluxo turístico.

Durante os três dias de mobilização, a equipe da DAV tem atuado em bares, comércios e locais de grande circulação, com a afixação de cartazes informativos que contêm QR Codes direcionando diretamente à Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher Virtual (DEAM Virtual). A ferramenta permite que mulheres em situação de vulnerabilidade denunciem de forma virtual e recebam atendimento especializado.

Além do material informativo, são promovidas orientações diretas com moradores e turistas, com o objetivo de esclarecer o que caracteriza a importunação sexual, quais atitudes configuram crime e como denunciar.

Ações durante o veraneio – Durante toda a Operação Verão, a Polícia Civil contará com duas equipes da DAV atuando simultaneamente aos finais de semana, sendo uma em Salinópolis e outra em Mosqueiro. Ambas estarão com a Viatura Rosa, realizando a divulgação da DEAM Virtual por meio da colagem de cartazes com QR Code, além da entrega de panfletos da campanha “Não é Não!”, reforçando o enfrentamento à importunação sexual e à violência contra a mulher.

Leia também: