A Polícia Civil de Roraima, em ação conjunta com o Departamento de Inteligência (DEINT) e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), prendeu nesta quinta-feira (12) R.C.C., de 51 anos, conhecido como “Cuiabano” e “Chiquinho”. Ele é acusado de participar de chacinas nos estados de Mato Grosso e Pará e estava foragido há mais de duas décadas.
A operação, coordenada pelo delegado Alexandre de Matos, titular da Polinter, resultou na prisão do suspeito em via pública no bairro Senador Hélio Campos, em Boa Vista. O mandado de prisão foi expedido pelo Tribunal de Justiça do Mato Grosso e representou o desfecho de anos de investigações conduzidas em parceria entre as polícias dos estados de Mato Grosso, Pará e Roraima.
Os crimes
R.C.C. é acusado de dois crimes de extrema brutalidade. Em 2002, em Várzea Grande (MT), ele teria invadido uma residência e assassinado três homens a golpes de facão enquanto as vítimas dormiam. Os mortos foram identificados como Jonny de Campos Martins, 23 anos; Jaime Paulino Lopes, 30 anos; e Manoel Donato Campos, 30 anos.
No Pará, em 2011, ele teria atirado contra três pessoas em Novo Progresso, matando Olinda Lima Luz, 51 anos, e Tiago Carvalho Silva, 27 anos, além de ferir Antônio Carlos de Ávila Borges, 56 anos. Após o ataque, ele fugiu levando a arma do crime.
A operação
Graças a uma colaboração entre as polícias dos três estados e meses de investigações detalhadas, o acusado foi localizado e preso. Ele revelou que residia em Roraima há dez anos, trabalhando como agiota, e afirmou ter se mudado para o estado com o objetivo de atuar em áreas de garimpo na Guiana.
Após sua prisão, formalizada na sede da Polinter, R.C.C. foi encaminhado para a Custódia da Polícia Civil. Ele será apresentado em audiência de custódia nesta sexta-feira (13).
A captura encerra um longo período de fuga e reforça a integração entre as forças policiais para combater crimes violentos e garantir justiça às vítimas.
Leia também
Deixe um comentário