A Polícia Militar do Pará iniciou, na tarde deste sábado (22), a Operação Alcatraz em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém. A ação tem como objetivo combater o tráfico de drogas, roubos, furtos e ataques a agentes de segurança, além de reduzir os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) na região.
A operação conta com a participação de policiais dos 6º, 21º, 29º e 43º Batalhões de Policiamento Militar, além do Comando de Missões Especiais (CME). Equipes de motopatrulhamento também estão mobilizadas desde o início da tarde para reforçar a segurança nas ruas de Ananindeua.
Estratégias e efetivo
Com pelo menos 25 viaturas e motocicletas, as equipes policiais realizam rondas ostensivas, com foco especial na área do 6º BPM e bairros adjacentes. Segundo o Tenente PM Lourenço, a operação inclui estratégias como pontos de bloqueio e ações de saturamento em locais estratégicos para maximizar a atuação das forças de segurança.
O lançamento da Operação Alcatraz foi conduzido pelo Major PM Dos Santos, comandante do 6º BPM. “A ação tem caráter preventivo, repressivo e de mobilização social, pilares do Policiamento Ostensivo Direcionado, que, com base na Análise Criminal e nas ações de Inteligência, tem gerado resultados positivos na redução dos índices de criminalidade no Estado do Pará”, afirmou.
Resultados parciais
Até as 21h de sábado, a Polícia Militar já havia realizado 72 abordagens a pedestres, além de 48 motocicletas, 31 carros e 22 ciclistas fiscalizados.
A Operação Alcatraz segue até este domingo (23) e tem como supervisor geral o Coronel PM Wilson, comandante do Comando de Policiamento da Região Metropolitana de Belém. A PM seguirá monitorando os impactos da ação na segurança pública da região.
Leia também:
Deixe um comentário