Polícia Militar apreende armas, drogas e até tartarugas em balsa no Marajó

Dois homens foram presos, e as embarcações foram encaminhados para perícia em Belém.

Reprodução/Polícia Militar. A apreensão aconteceu durante uma inspeção a uma balsa que havia saído de Manaus (AM) com destino a Belém

Uma operação realizada por policiais da Base Fluvial “Antônio Lemos” em Breves, no Arquipélago do Marajó, resultou na apreensão de drogas, armas de fogo e tartarugas-da-amazônia. A ação ocorreu em uma balsa no rio Tajapuru, que era conduzida por dois empurradores denominados “Caio Manaus” e “Madri Manaus”. Dois homens foram presos, e os veículos foram encaminhados para perícia em Belém.

A apreensão aconteceu durante uma inspeção a uma balsa que havia saído de Manaus (AM) com destino a Belém, enquanto navegava pelo Estreito de Breves. No porão do empurrador, foram encontradas 14 Tartarugas-da-Amazônia com irregularidades na documentação de origem e no transporte. Além disso, no alojamento da embarcação, a polícia encontrou duas armas de fogo – uma espingarda calibre 12 e outra calibre 20 –, 30 munições e duas porções de entorpecentes. Com a ajuda do cão farejador Jay-Z, foram localizados 8,520 quilos de drogas.

O secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, destacou que esta foi a segunda operação da semana que resultou em apreensões e prisões, reforçando a eficácia das ações realizadas na região do Marajó. Ele afirmou que as equipes continuarão atuando 24 horas para reduzir a criminalidade na área.

Os dois homens, de 26 e 38 anos, responsáveis pelas armas, drogas e tartarugas, foram levados à delegacia de Polícia Civil de Breves para os procedimentos legais. A embarcação foi escoltada até Belém para ser periciada por uma equipe especializada.

Após a conclusão dos procedimentos policiais, as tartarugas apreendidas foram avaliadas por uma agente do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA). Consideradas saudáveis e aptas para soltura, as tartarugas foram devolvidas ao seu habitat natural nas águas do Rio Tajapuru.

Com informações de Notícia Marajó

Leia também: