Polícia Federal prende lideranças indígenas

Segundo a PF, eles são suspeitos e responsáveis por conflitos entre povos tradicionais na região de Tomé-Açu.

Foto: Reprodução

A Polícia Federal prendeu dois indígenas na última segunda-feira (29), no Pará. Segundo a PF, eles são suspeitos e responsáveis por conflitos entre povos tradicionais na região de Tomé-Açu. Um dos suspeitos foi preso no Aeroporto Internacional de Belém.

Eles também são investigados pelos crimes de tentativa de homicídio, milícia privada, associação criminosa, posse ilegal de armas de fogo, entre outros, por parte das suas lideranças.

O primeiro alvo foi preso no aeroporto de Belém, por voltas das 11h, quando estava a caminho de São Paulo. De acordo com os agentes, o indígena também é investigado por ameaça a servidores do Ibama.

A outra prisão ocorreu na BR-010, pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), durante uma fiscalização no municipio de Irituia, por volta das 16h.

Durante a operação da PRF, foi abordado um veículo ocupado por um casal e um bebê que não teve idade revelada. Constou um mandado de prisão pendente contra o homem que conduzia o veículo, que foi emitido pela 3ª Vara Criminal da Justiça Federal da cidade de Belém no qual estava relacionado a crimes como ameaça, constituição de milícia privada, maus-tratos e comércio ilegal de animais silvestres.

O indígena de 33 anos foi preso e encaminhado á Belém, para a sede da Polícia Federal.

Leia também: