A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (9), a segunda fase da Operação Expertise, que investiga fraudes em licitações e desvio de recursos públicos das áreas de saúde e educação no Pará. A ação, realizada com apoio da Controladoria-Geral da União (CGU), resultou na prisão da vice-prefeita de Marituba, Bárbara Marques (MDB), e no cumprimento de três mandados de busca e apreensão.
Segundo a PF, Bárbara é suspeita de envolvimento em um esquema de corrupção que teria desviado cerca de R$ 200 milhões de recursos federais. As investigações identificaram a entrega de dinheiro em espécie a um agente público dentro de um órgão da administração municipal, o que reforçou as suspeitas sobre o grupo investigado.
Ainda conforme a corporação, há indícios de direcionamento de licitações, adesões irregulares a atas de registro de preços e execução simulada de contratos, especialmente nas áreas de saúde e educação. O material apreendido nesta etapa será submetido a análise pericial e processual.
A Justiça Federal determinou, além da prisão, o bloqueio e sequestro de bens, afastamentos cautelares de servidores e quebras de sigilo bancário e fiscal dos investigados. A Operação Expertise é conduzida pela Polícia Federal em parceria com a CGU e o Ministério Público Federal (MPF).
Leia também:
Deixe um comentário