Polícia Federal confirma ameaça de bomba no porto da Vila do Conde, em Barcarena

A Polícia Federal informou que, após procedimento padrão com cão farejador, foi confirmado se tratar de material explosivo e procedida a detonação do objeto.

O Batalhão de Operações Especiais (Bope), da Polícia Militar, foi mobilizado nesta quarta-feira (19) após a descoberta de um artefato suspeito, supostamente uma bomba, dentro de uma bolsa no convés de um navio ancorado no porto de Vila do Conde, em Barcarena, nordeste do estado. A embarcação, cuja tripulação é de origem filipina, estava programada para partir durante a madrugada com destino aos Estados Unidos, conforme informações da PM.

O 14º Batalhão de Polícia Militar (14º BPM), responsável pelo policiamento ostensivo na região, foi informado sobre a descoberta do artefato explosivo suspeito. Após ser confirmada a possibilidade de ser uma bomba, a área foi imediatamente isolada e o Bope foi acionado para intervir. A equipe especializada em explosivos do Batalhão de Operações Especiais já está no local para avaliar e, se necessário, desativar o objeto.

A Polícia Federal informou que, após procedimento padrão com cão farejador, foi confirmado se tratar de material explosivo e procedida a detonação do objeto.

A Polícia Federal, enquanto Polícia Judiciária da União, irá instaurar inquérito policial para apurar o incidente. A Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis no Pará (Cesportos-PA) elevou o nível de proteção no Porto organizado de Vila do Conde.

O evento foi controlado pelos órgãos de aplicação da lei e não houve vítimas. Ninguém foi preso até o momento.

Leia também: