A Polícia Federal deflagrou, no último domingo (29), uma operação de combate ao desmatamento ilegal no Projeto de Assentamento Chapadão, localizado na Gleba Federal Pacoval, zona rural de Santarém, no oeste do Pará. Durante a ação, quatro pessoas foram presas em flagrante e diversos equipamentos utilizados na extração e transporte de madeira ilegal foram apreendidos.
Durante a operação, os agentes encontraram um veículo do tipo Skidder, motosserras, toras recém-extraídas e um caminhão carregado com madeira serrada escondido na mata, o que indica atuação criminosa organizada. Os envolvidos foram levados para a Delegacia da Polícia Federal de Santarém, onde foram autuados por crimes ambientais e relacionados à exploração florestal ilegal.
As investigações seguem com foco em identificar os financiadores e os compradores da madeira extraída de forma clandestina. A ação faz parte de uma série de iniciativas da Polícia Federal voltadas ao combate aos crimes ambientais que afetam a Amazônia Legal, sobretudo em áreas públicas federais e projetos de assentamento.
Leia também:
Deixe um comentário