Polícia Civil reforça delegacias e fiscalizações durante festas de fim de ano no Pará - Estado do Pará Online

Polícia Civil reforça delegacias e fiscalizações durante festas de fim de ano no Pará

Operação “Festas Seguras” reforça delegacias, Lei Seca e fiscalização em Belém e no interior

A Polícia Civil do Pará deu início às ações da operação “Festas Seguras”, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), com o objetivo de reforçar o atendimento e ampliar a segurança da população durante o período das festas de fim de ano. Desde a última sexta-feira, 19, e ao longo do fim de semana, delegacias da Região Metropolitana de Belém e do interior passaram a contar com reforço no policiamento.

Segundo a Polícia Civil, algumas unidade estão funcionando em regime de plantão 24 horas, garantindo atendimento contínuo à população que permanece na capital e na Região Metropolitana durante as festas natalinas. As Seccionais Urbanas de São Brás, Comércio, Sacramenta, Marambaia, Icoaraci e Mosqueiro permanecem abertas durante todo o dia para o registro presencial de ocorrências. Também seguem em funcionamento integral as seccionais de Ananindeua, Cidade Nova e Marituba, além da Delegacia de Benevides.

“Algumas unidades vinculadas à Diretoria de Polícia Metropolitana (DPM) já estão funcionando em regime de plantão 24 horas desde o fim de semana para manter o atendimento à população que vai permanecer na capital e na Região Metropolitana durante as festas de natalinas”, explicou o delegado Rogério Morais, titular da DPM. Ele ressaltou ainda que as demais delegacias, que operam em expediente regular, permanecerão fechadas durante o feriado e o fim de semana.

Além do atendimento nas delegacias, a operação também intensificou as ações da Lei Seca, com atuação conjunta da Polícia Civil, Polícia Militar e agentes do Departamento de Trânsito do Estado (Detran). Durante as fiscalizações, condutores de carros e motocicletas estão sendo submetidos ao teste do etilômetro para coibir a condução de veículos sob efeito de álcool.

Desde o dia 20 de dezembro, já foram registrados 104 boletins de ocorrência nas unidades que receberam reforço policial. Nesse período, 16 pessoas foram presas. Também foram instaurados 17 procedimentos policiais, além da fiscalização de mais de 45 estabelecimentos para verificar a regularidade das atividades.

As ações também envolveram equipes da Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (DEMAPA), que atuaram no combate à poluição sonora. Ao todo, foram registradas ocorrências em 44 estabelecimentos e 31 veículos por irregularidades relacionadas ao excesso de som.

Leia também: