Polícia Civil realiza operação contra facções no bairro do Tapanã, em Belém

Ação resultou na prisão de três suspeitos e na apreensão de entorpecentes e equipamentos usados pelo crime organizado.

Divulgação / Polícia Civil

A Polícia Civil do Pará deflagrou, na manhã da última sexta-feira (7), a quarta fase da Operação Muralha, no bairro do Tapanã, em Belém. A ação teve como foco o combate ao tráfico de drogas e à atuação de facções criminosas, resultando na prisão de três pessoas por meio do cumprimento de mandados de prisão preventiva. Além disso, sete mandados de busca e apreensão residencial foram executados, levando à apreensão de entorpecentes e de uma câmera de vigilância instalada por criminosos para monitorar a movimentação policial.

Ao todo, foram expedidos 17 mandados pelo Juízo da 1ª Vara de Inquéritos Policiais de Belém, incluindo quatro de prisão preventiva, sete de busca e apreensão em residências e seis de busca e apreensão de crianças e adolescentes. Durante a operação, agentes do Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (DENARC) utilizaram um cão farejador para localizar drogas enterradas no quintal de uma das residências alvo da investigação.

A operação contou com a participação de aproximadamente 70 policiais, integrando diversas unidades da Polícia Civil, como a Diretoria de Polícia Metropolitana (DPM), a Diretoria de Polícia Especializada (DPE) e a Diretoria de Atendimento aos Grupos Vulneráveis (DAV), com apoio do Núcleo de Inteligência Policial (NIP) e da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE). Segundo o delegado-geral Walter Resende, o Tapanã foi escolhido como alvo devido à intensa movimentação criminosa na área.

Leia também: