Polícia Civil prende suspeito de liderar garimpo ilegal em Santarém durante a 4ª fase da Operação “Black Gold”

Durante as diligências, as autoridades constataram a existência de uma pista clandestina e uma área de garimpo com grande degradação ambiental.

A Polícia Civil do Estado do Pará prendeu, no último sábado (14), um suspeito de liderar um garimpo ilegal na região de Santarém, durante a 4ª fase da Operação “Black Gold”.

A ação foi coordenada pela Diretoria de Polícia do Interior e pela Delegacia de Conflitos Agrários de Santarém, com apoio de diversas unidades especializadas, como o GRAESP.

O objetivo da operação foi desarticular a atividade ilegal, cumprindo mandados de prisão e de busca e apreensão, além de quebrar sigilos telefônicos. A investigação foi iniciada após denúncias de lideranças do Projeto de Assentamento APARAÍ e do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Alenquer (STRA), que relataram ameaças recebidas após exporem crimes ambientais na região.

Durante as diligências, as autoridades constataram a existência de uma pista clandestina e uma área de garimpo com grande degradação ambiental. O suspeito preso em flagrante é acusado de porte ilegal de arma de fogo e de ameaçar lideranças comunitárias e uma advogada que os representa.

A operação já havia realizado apreensões e destruições de acampamentos e instrumentos usados no garimpo em fases anteriores. As investigações continuam para identificar outros envolvidos nos crimes de ameaça, associação criminosa e crimes ambientais.

Leia também: