Na última quarta-feira (3), a Polícia Civil do Pará, por meio da Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa), realizou a prisão em flagrante de um indivíduo por falsidade ideológica, uso de documento falso e contravenção penal de exercício ilegal da profissão em Castanhal.
O homem estava exercendo ilegalmente a profissão de médico veterinário em uma clínica localizada no bairro Jaderlândia. Durante a abordagem policial, o suspeito apresentou à equipe uma carteira digital do Conselho Federal de Medicina Veterinária e um carimbo médico, alegando estar regularmente inscrito nos Conselhos Regionais de São Paulo e Minas Gerais. No entanto, investigações revelaram que o diploma apresentado, supostamente obtido em uma faculdade particular de Marabá em 2021, apresentava indícios de falsificação.
De acordo com Walter Resende, delegado-geral da Polícia Civil do Pará, “O diploma de conclusão de curso de uma faculdade particular de Belém, apesar de apresentar fortes indícios de falsificação, foi o que permitiu ao criminoso a obtenção da inscrição no Conselho Federal de Medicina Veterinária dos Estados de Minas Gerais e São Paulo”.
A universidade confirmou que a matrícula do suspeito foi cancelada por falta de pagamento em maio de 2023, antes mesmo do início do curso. Além disso, durante as investigações, foi descoberto que o indivíduo já havia sido preso em flagrante por crimes semelhantes no ano de 2020, em Salinópolis.
O preso foi submetido aos procedimentos legais e permanece à disposição do Poder Judiciário.
Leia também:
Deixe um comentário