A Polícia Civil do Pará (PCPA) está investigando a queimada de aproximadamente 8 mil hectares de uma área dentro de uma fazenda no município de Santa Maria das Barreiras, no sudeste do estado. A ação faz parte da operação “Hefesto”, que visa combater incêndios ilegais na região. As investigações apontam que três incêndios ocorreram na mesma propriedade, sendo que o primeiro foi causado pela combustão de uma máquina de corte em atividade na área de plantio de teca.
A operação foi conduzida por equipes da Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa) e da Delegacia de Conflitos Agrários (Deca), em cumprimento ao decreto nº 4151/2024, que proíbe queimadas em todo o território estadual durante o período de estiagem, conforme destacou o delegado Dilermano Tavares, diretor da Demapa. O decreto, publicado em 27 de agosto de 2024 no Diário Oficial do Estado, visa reforçar o cumprimento da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98).
A Polícia Científica do Pará (PCEPA) também participou da ação, realizando perícias para auxiliar na investigação que determinará se as queimadas tiveram origem criminosa. O inquérito policial segue em andamento.
Leia também:
Deixe um comentário