Com a chegada do período chuvoso, a Equatorial Pará reforça a importância das podas preventivas de árvores próximas à rede elétrica para evitar interrupções no fornecimento de energia e até riscos de incêndios. A distribuidora esclarece que a responsabilidade pela manutenção em áreas privadas é dos proprietários, enquanto em espaços públicos a atribuição é das prefeituras.
Segundo Thelmo Varela, gerente de Manutenção e Obras da Equatorial Pará, galhos que tocam ou se aproximam da fiação podem causar curtos-circuitos e rompimento de cabos, especialmente durante chuvas e ventos fortes. “Essa situação é agravada nos temporais, porque o peso da água nas folhas pode levar os galhos ao contato com os cabos. Por isso, é fundamental manter a poda em dia”, afirmou.
Além de indicar que o serviço deve ser feito por profissionais capacitados, a empresa orienta que ele nunca seja realizado em dias de chuva, devido ao alto risco de choque elétrico. “Fazer a poda de árvores de médio e grande porte não é simples. É um trabalho que exige técnica e segurança”, alertou o gerente.
Para prevenir situações perigosas, a Equatorial também recomenda atenção desde o plantio, observando a espécie ideal e a distância adequada da rede elétrica. Árvores de grande porte devem ser destinadas a áreas abertas, como praças e parques, sempre respeitando o espaço da fiação. Em casos de necessidade em áreas públicas, a prefeitura deve ser acionada e, quando solicitado por ela, a distribuidora oferece suporte à ação.
Leia também:
Deixe um comentário