Um programa que alia música, disciplina e inclusão social tem transformado a rotina de 40 crianças e adolescentes da comunidade quilombola Trindade III, na zona rural do Acará. Criado pela Polícia Militar do Pará, o projeto PMZito oferece aulas de flauta, canto coral, cidadania, primeiros socorros e atividades culturais como maracatu e capoeira para jovens de 10 a 15 anos, sempre aos sábados, das 8h ao meio-dia. A iniciativa atende participantes de 14 comunidades da região e foi oficialmente inaugurada neste sábado, após um período preparatório iniciado em abril.
De acordo com o segundo sargento José Sodré, que ministra as aulas, o programa já planeja abrir uma segunda turma, devido à alta demanda. Ele destaca o acolhimento da população e a valorização das manifestações culturais quilombolas.
A realidade das crianças atendidas é marcada por desafios, inclusive algumas caminham até 12 km para participar das atividades. A estudante Mayrlla do Espírito Santo da Silva, de 13 anos, afirma que o projeto ensinou valores importantes como o respeito e o cuidado com o coletivo.
Leia também:
Deixe um comentário