Plataforma chinesa vai fortalecer exportação de alimentos e proteínas do Pará para o mercado asiático

Parceria entre Brasil e China visa fortalecer o comércio de alimentos e modernizar o setor industrial do Pará.

A Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) participou, nesta terça-feira (15), do evento “Uma Nova Oportunidade ao Comércio Global”, realizado na sede da Federação das Indústrias do Pará (Fiepa), em Belém. O encontro, promovido pela estatal chinesa SinoLac, reuniu representantes de diversos setores da economia local para apresentar uma Plataforma de Logística Integrada, desenvolvida na zona portuária de Zhuhai, na China, com foco na importação de produtos alimentícios da América Latina, especialmente do Pará.

O projeto da SinoLac é fruto de 10 anos de estudos e investimentos e conta com apoio da Codec e outras instituições regionais, como a Sedeme, Sedap, Ufra e prefeituras de municípios estratégicos como Barcarena, Santarém e Paragominas. A plataforma logística visa facilitar a importação de proteínas animais e vegetais do Pará para o mercado chinês, oferecendo uma estrutura completa que inclui armazenamento, desembaraço aduaneiro, atestação fitossanitária, embalagem e transporte.

Lutfala Bitar, presidente da Codec, destacou que o projeto é resultado de parcerias estratégicas iniciadas em 2019, com a criação de uma estrutura logística já concluída na China, incluindo um prédio dedicado à recepção de exportações brasileiras. Ele ressaltou a importância de agregar valor aos produtos manufaturados paraenses, utilizando tecnologia e mão de obra local, e reforçou o potencial da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Barcarena para impulsionar o comércio exterior.

Foto: Divulgação

A vice-prefeita de Barcarena, Cristina Vilaça, sublinhou a relevância dessa parceria para enfrentar desafios como os custos de frete e a oscilação de preços, além de destacar o papel estratégico do Porto de Vila do Conde na logística entre o Pará e a China. Clóvis Carneiro, vice-presidente da Fiepa, ressaltou a importância de intensificar o comércio com a China, o maior parceiro comercial do estado, e como isso pode modernizar o setor industrial do Pará.

O evento marcou mais um passo importante para fortalecer as relações comerciais entre Brasil e China, com foco no desenvolvimento logístico e industrial do estado do Pará.

Leia também: https://estadodoparaonline.com/plataforma-circuito-amazonico-de-festivais-sera-lancado-em-belem-confira/