Foi apresentado recentemente no Senado o Projeto de Lei (PL) 337/2025, que propõe a ampliação da área de atuação da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) para incluir a região da Ilha de Marajó e outras cidades do estado do Pará, como Santarém e Altamira. A iniciativa de autoria do senador Jader Barbalho (MDB-PA), beneficiária ainda mais municípios paraenses com ações de infraestrutura e desenvolvimento social.
A Codevasf foi criada em 1974, com o objetivo de atuar na bacia do Rio São Francisco, abrangendo inicialmente 504 municípios. De acordo com o senador, a companhia tem como missão a erradicação da pobreza e a redução das desigualdades sociais e regionais, por meio de iniciativas de infraestrutura urbana e hídrica, com foco no bem-estar social, e não no lucro. “A companhia tem transformado a realidade das regiões onde atua, melhorando a qualidade de vida de milhões de pessoas”, afirmou Jader Barbalho.
Expansão da atuação da Codevasf
Com a aprovação de ampliações anteriores, a Codevasf hoje atende 2.675 municípios em 15 estados. O senador Jader Barbalho destaca que a companhia tem sido fundamental para o desenvolvimento das regiões atendidas, fornecendo infraestrutura e serviços essenciais.
Desde 2018, 98 municípios do Pará foram incluídos, total ou parcialmente, na área de atuação da Codevasf. O novo projeto de lei propõe a inclusão de mais 26 municípios paraenses e a expansão da área beneficiada em outras 22 cidades que atualmente recebem assistência parcial.
Municípios beneficiados
O projeto abrange uma vasta lista de municípios paraenses, entre os quais estão: Afuá, Alenquer, Almeirim, Altamira, Aveiro, Belterra, Brasil Novo, Curuá, Faro, Itaituba, Jacareacanga, Juruti, Medicilândia, Mojuí dos Campos, Monte Alegre, Novo Progresso, Óbidos, Oriximiná, Placas, Prainha, Rurópolis, Santarém, Terra Santa, Tucumã, Uruará e Vitória do Xingu. Além disso, outras cidades terão suas áreas de atuação ampliadas, como Água Azul do Norte, Anapu, Bannach, Breves, Chaves, Cumaru do Norte, Gurupá, Marabá, Melgaço, Novo Repartimento, Ourilândia do Norte, Pacajá, Parauapebas, Pau D’Arco, Portel, Porto de Moz, Redenção, Rio Maria, Santa Maria das Barreiras, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu e Senador José Porfírio.
Em sua justificativa, Jader Barbalho destaca a importância do projeto, especialmente para os municípios do Arquipélago do Marajó, e pede o apoio de seus pares para a aprovação do PL. A Codevasf, que completou 50 anos em 2024, continua sendo um pilar no desenvolvimento regional e no combate às desigualdades sociais.
Leia também:
Deixe um comentário