Piratas? Ação da PM desarticula quadrilha que atacava embarcações no Marajó - Estado do Pará Online

Piratas? Ação da PM desarticula quadrilha que atacava embarcações no Marajó

A operação em Muaná prendeu dois suspeitos e resultou na morte de um homem durante confronto com policiais.

Uma operação da 20ª Companhia Independente de Polícia Militar (20ª CIPM) resultou na prisão de dois suspeitos, na apreensão de armas e munições e na morte de um homem após troca de tiros com a polícia, na madrugada desta quarta-feira (12), no município de Muaná, região do Marajó Oriental.

A ação foi coordenada pelo 2º Sargento PM Rodrigo, após informações repassadas pelo setor de inteligência da unidade, que apontavam o deslocamento de cinco suspeitos de envolvimento em um assalto a embarcação em Anajás, no Comando de Policiamento Regional XII (CPR XII). Durante o crime, os suspeitos teriam atirado contra o proprietário da embarcação.

Segundo a PM, o grupo viajava em uma lancha identificada como “Cmdt Ribeiro”, com destino a Muaná, após sair da localidade de Afuá por volta das 18h da terça-feira (11). Com base nas informações, os policiais montaram pontos de vigilância no trapiche municipal para interceptar os suspeitos durante o desembarque.

Durante a abordagem, foi preso Cosme da Silva Almeida, 37 anos, portando um revólver calibre .22 com sete munições, sendo uma deflagrada. Em seguida, os policiais detiveram Felipe Alfaia Nunes, 26 anos, que permanecia dentro da embarcação e carregava duas bolsas com munições de calibres variados — .22, 9mm, 12 — além de um carregador de pistola Glock calibre .380.

Ainda conforme o relatório, outros integrantes do grupo tentaram escapar pulando no rio. Um deles, escondido sob o trapiche, atirou contra os policiais com uma pistola Glock calibre .380. duranteo confronto o suspeito foi baleado. Ele foi levado ao hospital municipal, mas não resistiu aos ferimentos e ainda não foi identificado.

Dois outros suspeitos que também se lançaram ao rio continuam foragidos.

A polícia confirmou que Cosme da Silva Almeida possuía mandado de prisão em aberto, expedido pela Vara de Execução Penal da Região Metropolitana de Belém.

Materiais apreendidos

  • 1 pistola calibre .380
  • 1 revólver calibre .22
  • 5 munições calibre .380
  • 34 munições calibre .22 (caixa)
  • 10 munições calibre 9mm (cartela lacrada)
  • 8 munições calibre 12
  • 1 faca tática
  • R$ 560,00 em dinheiro (entre cédulas e moedas)
  • 1 celular Xiaomi preto
  • 2 bolsas com roupas e munições diversas

A ocorrência foi apresentada na delegacia de Polícia Civil de Muaná, que dará continuidade às investigações.

Leia também: