PF faz operação na casa de Beto e Dilvanda Faro por suspeita de irregularidades com emendas, afirma jornalista - Estado do Pará Online

PF faz operação na casa de Beto e Dilvanda Faro por suspeita de irregularidades com emendas, afirma jornalista

Ação cumpriu mandados de busca em imóveis no Acará e em Belém e apreendeu documentos, veículos e bloqueou contas do casal petista. A informação é do jornalista Olavo Dutra.

A Polícia Federal teria cumprido, na última sexta-feira (4), mandados de busca e apreensão em residências do senador Beto Faro e da deputada federal Dilvanda Faro, ambos do PT, em uma investigação sobre o uso de emendas parlamentares para beneficiar empresas ligadas a aliados políticos. A informação foi divulgada pelo Portal Olavo Dutra. Os alvos teriam sido os imóveis do casal em Belém, no condomínio de luxo Montenegro Boulevard, e no município de Acará, a cerca de 100 quilômetros da capital paraense.

Ainda segundo informações do jornalista Olavo Dutra, durante a operação, foram apreendidos veículos e documentos, além do bloqueio das contas bancárias dos parlamentares. A investigação estaria mirando o repasse de emendas que, segundo uma apuração preliminar, seriam destinadas preferencialmente a uma empresa de construção civil controlada pelo pai de um vereador de Concórdia do Pará, aliado político dos Faro e pré-candidato à prefeitura local.

Ainda segundo Dutra, a Construtora Concórdia, apontada como uma das beneficiadas, seria responsável por obras públicas, como a construção de uma ponte no município. As investigações também envolveriam os prefeitos de Acará e de Concórdia do Pará, sob suposta suspeita de envolvimento no esquema.

No última segunda-feira (7), Beto foi reeleito presidente do PT no Pará. Segundo informações obtidas por nossa redação, adversários políticos de Beto Faro podem ter implantado notícias falsas desta operação para manchar a reputação do senador.

Ao tomarmos conhecimento da informação, nossa equipe de jornalismo pediu esclarecimentos à Polícia Federal, mas não obtivemos retorno. Já em contato com a assessoria de comunicação de Beto e Dilvanda, ambos afirmaram que as informações não procediam e que uma nota oficial seria divulgada para esclarecer “essa notícia falsa”, como nos disseram.

No entanto, apenas um card foi enviado em grupos de Whatsapp e compartilhado por militantes petistas, sem nenhuma nota oficial no portal ou redes sociais do PT-PA, muito menos nas redes do senador e da deputada petista.

Card divulgado apenas em grupos de Whatsapp por miliantes petistas, carimba como Fake News a matéria do site ‘Coluna Olavo Dutra”.

Após a repercussão da informação divulgada pelo jornalista Olavo Dutra, ele retirou a matéria do seu site e publicou em suas redes sociais: “Erramos”.

A Coluna Olavo Dutra retirou de suas plataformas a matéria envolvendo o senador Beto Faro e a deputada federal Dilvanda Faro “Polícia Federal executa operações de busca e apreensão em imóveis do senador Beto Fato, do PT”.

A informação não procede, segundo o publicitário Patrick Paraense, ligado ao PT e ao casal, em ligação direta com a coluna agora à tarde, depois de todas as tentativas de contato com os gabinetes frustradas, pela manhã.

Segundo Patrick Paraense, ele esteve em companhia do senador e da deputada na última sexta-feira, da manhã à tarde, no Condomínio Montenegro Boulevard.

A informação chegou à coluna ontem à noite e, aparentemente, foi se consolidando até a publicação, depois de inúmeros contatos, três confirmando que foram informados da operação e dois, da região do Acará, que transmitiram a informação a contatos diferentes da coluna.

Para se ter ideia, uma fonte policial dourou a pílula com o seguinte detalhe: “pode ter havido operação por fora do protocolo”. Só quem não se manifestou foram o senador e a deputada.

Com um detalhe: se não há, parece haver uma conspiração em curso contra o casal Beto Faro. É muito tempo e esforço dispensados para atacar induzindo alguém a erro.

Leia também: