A Polícia Federal desativou, nesta sexta-feira (28), uma serraria clandestina instalada em uma área de mata fechada no município de Senador José Porfírio, no sudoeste do Pará. A ação foi realizada em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) e teve como foco o combate ao desmatamento ilegal na região.
De acordo com a PF, as equipes encontraram no local uma grande área de vegetação nativa devastada e uma quantidade expressiva de madeira sendo processada de forma irregular. Um homem foi preso em flagrante e levado para a Delegacia da Polícia Federal em Altamira, onde responderá pelos crimes ambientais identificados.
A operação também denunciou os impactos provocados pela atividade ilegal, como perda de biodiversidade, degradação do solo, assoreamento de rios e desequilíbrio dos ecossistemas locais, consequências recorrentes do avanço da extração clandestina de madeira na Amazônia.
De acordo com a corporação, a serraria foi destruída e inutilizada imediatamente para evitar que voltasse a ser utilizada.
Leia também:











Deixe um comentário