Pesquisador que estuda a Amazônia há 35 anos recebe prêmio internacional

Eduardo Brondízio recebe o Prêmio Tyler 2025 por suas pesquisas sobre a Amazônia e defende a COP30 como um marco para políticas de sustentabilidade no Pará

Agência Brasil

O antropólogo Eduardo Brondízio, especialista em questões ambientais e com mais de 35 anos de pesquisa sobre a Amazônia, foi anunciado como vencedor do Prêmio Tyler 2025, uma das maiores premiações internacionais na área ambiental. O prêmio será compartilhado com a ecologista argentina Sandra Díaz, e a cerimônia de premiação ocorrerá em Los Angeles, em 10 de abril de 2025.

Brondízio tem se destacado por suas pesquisas que analisam os impactos da urbanização, do desmatamento e das mudanças ambientais nas populações amazônicas. Seu trabalho foca, principalmente, na interação entre desenvolvimento regional, mercados e comunidades rurais na Amazônia, e ele é uma voz internacional sobre a importância de se valorizar as comunidades tradicionais na conservação ambiental.

Em entrevista à Agência Brasil, o pesquisador destacou a relevância da COP30, que será realizada em Belém, capital do Pará, em novembro deste ano. Eduardo afirma que as últimas duas COPs não deram o avanço esperado, que os impactos climáticos estão ficando mais aparentes e diz que há uma grande expectativa acerca da COP 30 em Belém.

“Internacionalmente, há uma expectativa muito grande nessa COP em poder gerar um acordo mais efetivo para mudar o cenário atual de emissões de gases de efeito estufa, mas, também, de constituir um plano mais amplo para investimentos em adaptações às mudanças climáticas, priorizando as populações mais afetadas”, afirmou Brondízio.

Com o Pará sediando a COP30, o Estado ganha destaque na agenda climática global, e a premiação de Brondízio traz ainda mais visibilidade para a importância das questões socioambientais na Amazônia. O pesquisador acredita que o encontro será uma oportunidade para fortalecer a discussão sobre a preservação da floresta e a integração de políticas públicas que beneficiem as populações locais.

Leia também: