O resultado final de um edital estratégico para a saúde pública no Pará já está definido. A Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) tornou pública a lista de projetos aprovados no Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS), iniciativa voltada ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde no estado.
A chamada, lançada em maio de 2025, recebeu 79 propostas de pesquisa. Após as etapas de avaliação, 13 projetos foram selecionados, respeitando o limite orçamentário previsto no edital nº 006/2025. As iniciativas aprovadas passam a receber financiamento para desenvolvimento de soluções aplicadas aos principais desafios da saúde no Pará.
Com investimento total de R$ 6 milhões, o programa prioriza pesquisas alinhadas às necessidades locais e à realidade amazônica, reforçando a descentralização da ciência, tecnologia e inovação em saúde. A proposta também busca aproximar universidades, centros de pesquisa e o sistema público de saúde.
A diretora científica em exercício da Fapespa, Carina Silva, avalia que os projetos escolhidos refletem o papel estratégico do programa. “os projetos aprovados abrangem uma ampla diversidade de temas estratégicos para o SUS no contexto amazônico e evidencia o papel estratégico do PPSUS na indução de pesquisas aplicadas ao SUS, promovendo soluções inovadoras para os desafios da Amazônia paraense e fortalecendo a integração entre ciência e políticas públicas de saúde”.
O PPSUS é desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde, o CNPq e a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), articulando esforços para transformar conhecimento científico em melhorias concretas no atendimento à população.
Para o presidente da Fapespa, Marcel Botelho, o edital reforça o impacto direto da pesquisa na vida das pessoas. “Esse edital é um exemplo claro de que a pesquisa é indispensável para o desenvolvimento e para a qualidade de vida das pessoas. O PPSUS é uma iniciativa conjunta do Governo Federal, do Governo Estadual, da Fapespa, com a Secretaria de Saúde do Estado do Pará, que traz temas relevantes e importantes para a melhoria do Sistema Único de Saúde, que atende a população mais carente do nosso estado”.
Ainda segundo o dirigente, “com essas pesquisas, nós vamos trazer o olhar de inovação para problemas reais, que aflige a população que é atendida pelo SUS. Então, temos uma expectativa muito grande que, num curto espaço de tempo, nós tenhamos uma melhoria significativa desse importante programa de atendimento da nossa população”.
O resultado completo do edital está disponível no site oficial e na plataforma digital da Fapespa.










Deixe um comentário