Pesquisa no Pará mostra Dr. Daniel à frente e consolida Helder como favorito ao Senado - Estado do Pará Online

Pesquisa no Pará mostra Dr. Daniel à frente e consolida Helder como favorito ao Senado

Paraná Pesquisas indica ruptura no bloco governista e crescimento de Sabino em cenário alternativo

A corrida eleitoral de 2026 no Pará começa marcada por uma reconfiguração no campo político estadual. Levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, realizado entre 25 e 29 de outubro, mostra o prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel (PSB), na frente da disputa ao governo após romper com o governador Helder Barbalho (MDB). O emedebista, por sua vez, lidera com folga a corrida ao Senado.

Disputa pelo governo: Daniel lidera, Hanna tenta consolidar base governista

Na estimulada, Dr. Daniel aparece com 26% das intenções de voto. Em seguida estão o deputado federal Éder Mauro (PL), com 22,5%, e a deputada Hanna Ghassan (MDB), apoiada por Helder, com 18,7%.

Em cenário sem o ex-governador Simão Jatene (PSDB), Dr. Daniel sobe para 28,2%, seguido de Éder Mauro (24,9%) e Hanna (20,2%). O senador Beto Faro (PT) registra 6,3%.


Senado: Helder lidera e Sabino cresce em cenário sem Éder Mauro

Na disputa pelo Senado, em que cada eleitor pode escolher até dois candidatos, Helder Barbalho mantém ampla vantagem, com 49,3% das intenções de voto. Na sequência aparecem o deputado federal Delegado Éder Mauro (32,5%), o ministro do Turismo Celso Sabino (20,7%), o senador Zequinha Marinho (19,6%) e o ex-governador Simão Jatene (15,1%).

Em um cenário alternativo sem Éder Mauro que concentra forte identificação com o eleitorado da segurança pública, Sabino sobe para 28,2% e passa a ocupar o segundo lugar, à frente de Marinho. A mudança indica uma reorganização no campo conservador quando a candidatura do parlamentar do PL não está presente.



Comparativo:

Avaliação do governo

A pesquisa também mediu a percepção sobre a gestão estadual. Segundo o levantamento, 66,8% aprovam o governo Helder, enquanto 29,7% desaprovam. O índice sustenta o favoritismo do governador ao Senado e demonstra que, apesar da ruptura com Dr. Daniel, sua base segue robusta.

Metodologia

Foram entrevistados 1.505 eleitores em 61 municípios. O estudo foi realizado entre 25 e 29 de outubro e tem margem de erro de 2,6 pontos percentuais e 95% de confiança

Leia também: