Pesquisa em Belém: Igor Normando chega a 49,9% e pode ser eleito no 1º turno

A mais nova recente pesquisa registrada no TRE-PA e divulga no fim da noite deste sábado (28) mostra um cenário propício a termos uma eleição vencida ainda no 1º turno.

Igor Normando pesquisa Beléma
Ao lado de uma apoiadora, Igor Normando faz foto em caminhada pelas ruas de Belém. Foto: Reprodução.

O candidato Igor Normando (MDB) consolida-se como o principal favorito na disputa pela Prefeitura de Belém, de acordo com a mais recente pesquisa do Instituto Doxa. Com 49,9% dos votos válidos, Normando se distancia do segundo colocado, o deputado federal Éder Mauro (PL), que aparece com 23,9%.

Na terceira posição está o atual prefeito, Edmilson Rodrigues (PSOL), que soma 13% das intenções de voto, seguido por Thiago Araújo (Republicanos) com 6,4%, e Jefferson Lima (Podemos), que marca 4,7%. Já o candidato delegado Eguchi (PRTB) registra 1,1%, enquanto Raquel Bricio (UD), Ítalo Abati (Novo) e Wellingta Macedo (PSTU) aparecem empatados com 0,3% cada.

A pesquisa foi realizada entre os dias 23 e 27 de setembro de 2024, com 1.000 eleitores entrevistados, e está registrada sob o número PA-08513/2024. Esses números reforçam a liderança de Normando, que se aproxima da vitória no primeiro turno, consolidando sua força política na capital paraense.

PESQUISA ESTIMULADA: IGOR ABRE MAIS DE 22% DE VANTAGEM DO SEGUNDO COLOCADO

Na pesquisa estimulada, Igor Normando alcança 43,5% e segue na liderança isolada pelo comando da prefeitura da capital paraense. Eder Mauro, o seu concorrente mais bem posicionado, vem bem atrás com 20,8%. Edmilson Rodrigues (PSOL), atual prefeito, ocupa a terceira posição com 11,3%. Thiago Araújo vem para a quarta posição com 5,6%; Jeferson Lima (PODE), 4,1%. Eguchi, que fora o candidato que disputou o 2º turno na última eleição municipal com o atual prefeito apresenta 1,0%. Raquel Bricio (UD), Ítalo Abati (Novo) e Wellingta Macedo (PSTU) ocupam 0,3% das intenções de voto. A poucos dias da disputa 9,7% ainda não definiram seu voto respondendo não saber  em quem votar, enquanto a quantidade de votos brancos e nulos projetada é de 3,2%

REJEIÇÃO: EDMILSON RODRIGUES É O MAIS REJEITADO 

Quando o assunto é rejeição, Edmilson Rodrigues (PSOL) lidera com 50,8%, seguido por Éder Mauro (PL) com 29,1% e Igor Normando (MDB) com 4%. Um número significativo de eleitores, 6,6%, afirma que não rejeita nenhum dos candidatos, enquanto 5,3% disseram não saber ou preferiram não responder.

EXPECTATIVA DE VITÓRIA DE IGOR CHEGA A 58,7%

Uma ampla maioria acha que o Igor será o vencedor da campanha eleitoral. 58,7% acreditam na vitória do candidato do MDB. 17,2% acreditam que a vitória de Eder Mauro e 8,8% acreditam na vitória de Edmilson Rodrigues.

FICHA TÉCNICA DA PESQUISA

Nível de Confiança: O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem o atual momento eleitoral.

Registro Eleitoral: registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará sob o n° PA 08513/2024                 

Estatístico responsável: JADSON FERNANDES CHAVES – CONRE 8010

Nome da pesquisa: Contexto eleitoral Belém – PA

Margem de erro: A margem de erro estimada é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Amostra: 1000 entrevistas

Período: 23 a 27 de setembro de 2024

Tema: Administração Pública/Eleições/Opinião

Leia também: