Pesquisa aponta Belém como a capital mais suja do país

Segundo o instituto, cerca de 80% dos entrevistados na capital paraense afirmam que o sistema de limpeza publica não funciona, tendo inúmeras irregularidades.

Em julho de 2023, uma pesquisa feita pelo Instituto Veritá, envolvendo 10 cidades do Brasil, apontou Belém como a capital mais suja do país. O instituto ouviu a opinião de 43.326 pessoas, que foram entrevistadas e perguntadas sobre a qualidade da limpeza do serviço público.

Segundo o instituto, cerca de 80% dos entrevistados na capital paraense afirmam que o sistema de limpeza publica não funciona, tendo inúmeras irregularidades.

Não é de hoje que a população belenense sofre com o problema do lixo na cidade, mas recentemente o problema parece ter triplicado na capital.

O Portal Estado do Pará Online relatou alguns dos casos mais recentes de acúmulo de lixo na região metropolitana de Belém. Relatando o caso lixão ao lado da feira São Benedito, no bairro da Sacramenta, e também do acúmulo de lixo nas ruas em outeiro, ambos os casos foram registrados nas últimas 72 horas.

Em nota, a prefeitura se manifestou dizendo que a empresa contratada iniciaria os trabalhos na última segunda-feira (19).

“A partir desta segunda-feira, 19, a Ciclus Amazônia inicia efetivamente as operações, em Belém, com a contratação de 2,3 mil trabalhadores, já como cumprimento do contrato assinado com a Prefeitura para a instalação de uma política de gerenciamento de resíduos sólidos na capital paraense. O compromisso foi firmado nesta sexta-feira, 16, durante visita do prefeito Edmilson Rodrigues a unidades da empresa, cuja sede é no Rio de Janeiro. Acompanhado de uma comissão de vereadores, Edmilson Rodrigues visitou o Centro de Tratamento de Resíduos Sólidos da Ciclus Ambiental – integrante do grupo – em Seropédica, na região metropolitana do Rio. Ao conhecer de perto como funcionam as operações do conglomerado que começa a se instalar em Belém, o prefeito também recebeu garantias do esforço concentrado em acelerar os trabalhos na capital do Pará.”

Leia também: