O período de defeso da Piracema, que protege a reprodução de peixes, começa à meia-noite de 1º de novembro e segue até 28 de fevereiro de 2025, proibindo a pesca na bacia do rio Araguaia, sul do Pará. Durante este final de semana (26 e 27), pescadores e amantes da atividade têm os últimos dias livres para aproveitar a pesca, respeitando as normas ambientais.
A partir de novembro, a pesca fica proibida em todas as modalidades – pesque e solte, amadora e profissional – com exceção da pesca de subsistência, limitada a 5 kg mais um exemplar por dia, exclusivamente para pescadores que dependam do pescado para se alimentar. A comercialização e o transporte de peixes também são vetados no período.
Os pescadores e estabelecimentos com estoque de peixe nativo devem declarar o volume junto à Semarh, na sede da secretaria em Conceição do Araguaia, até 31 de outubro. Estoques não declarados estarão sujeitos a apreensão. A Semarh reforça que fará a fiscalização para assegurar o cumprimento das regras ambientais.
Para denúncias de pesca predatória ou outros crimes ambientais, a população pode contatar o Disque Denúncia pelo número (94) 99158-4031.
Leia também:
Deixe um comentário