A Polícia Científica do Pará (PCEPA) integrou, de 28 de junho até o dia 4 de agosto, a ‘Operação Verão 2025‘, coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). A ação teve como objetivo garantir a segurança dos paraenses e turistas durante o período de férias, tanto nos principais destinos turísticos do interior quanto nos centros urbanos.
A PCEPA atuou com um efetivo diário de 106 servidores, incluindo peritos criminais, médicos legistas, auxiliares técnicos e operacionais de perícia. As equipes foram distribuídas entre a sede, em Belém, as Coordenadorias Regionais (Castanhal, Marabá, Santarém e Altamira), os Núcleos Avançados (Abaetetuba, Bragança, Paragominas, Parauapebas, Tucuruí e Itaituba), e com reforço em pontos destacados estratégicos como Cametá, Conceição do Araguaia, Distrito de Mosqueiro, Marudá, Salinópolis e Salvaterra.
Nas Unidades Regionais e Núcleos Avançados, ao todo, foram realizados 5.290 exames periciais,sendo deles 3.320 de medicina legal e 1.970 de criminalística. Os municípios que se destacaram dentro destas solicitações respectivamente foram Belém, em primeiro lugar, Castanhal, em segundo, e Santarém ocupando a terceira posição.
Já nos postos destacados foram realizados 88 exames periciais, sendo 53 de criminalística e 35 de medicina legal. Salinópolis se destacou como o posto com maior número de solicitações, seguido por Mosqueiro e Marudá, em terceiro.
O tipo de perícia mais solicitada tanto nas Unidades Regionais, Núcleos Avanços e Postos Destacados foi lesão corporal. Drogas de abuso ficou em segundo lugar, seguido pelas perícias veiculares em terceiro lugar.
Leia também:
Deixe um comentário